A capital acreana, dá um importante passo rumo à modernização do transporte público com a implantação do sistema de transporte elétrico. A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério das Cidades e a Gestão, Inovação e Zelo (GIZ), uma empresa de consultoria, coloca o município entre as cinco cidades brasileiras selecionadas para receber esse suporte técnico. De acordo com Vilas Boas, superintendente da RBTrans, a consultoria foi fundamental para garantir a viabilidade do projeto.


“Rio Branco foi escolhida como uma das cidades para fazer esse investimento com a consultoria da GIZ, que tem a expertise da questão da eletromobilidade e nós tivemos essa oportunidade deles de estarem aqui e fazer uma consultoria gratuita pra que a gente possa avançar e errar menos nessa aplicabilidade da modernidade do transporte na cidade do Rio Branco.”
Entre os principais benefícios do projeto estão a incorporação de seis ônibus elétricos e a adoção de ônibus Euro 6, conhecidos por sua baixa emissão de poluentes. Os novos veículos contarão com ar-condicionado e um sistema integrado temporal, proporcionando mais comodidade e segurança aos usuários. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou o compromisso da gestão municipal com a melhoria do transporte coletivo.
“E a questão da eletrificação da frota é uma coisa que eu trago desde o primeiro dia de prefeito aqui. Nós falamos até em comprar os primeiros dez ônibus, viajei, fui para a Alemanha, fui para Campinas, visitei a Mercedes Benz na Alemanha, visitei a B&G lá em Campinas, exatamente pensando na eletrificação da nossa frota.”
Segundo o prefeito, a expectativa é que o novo sistema comece a beneficiar a população de Rio Branco ainda este ano. O processo, iniciado em 2024, está em ritmo avançado, com a aquisição dos ônibus e o financiamento em fase final. A consultoria da GIZ tem papel fundamental na capacitação técnica e no planejamento detalhado, assegurando a eficiência e o sucesso do projeto.
“E agora que a gente conseguiu um recurso federal, nós definimos uma frota de seis ônibus elétricos a princípio. E vamos pegar o restante do dinheiro que a gente vai conseguir via financiamento.”