Mulheres são certificadas em curso de salgados oferecido pelo Ieptec em parceria com o Instituto Olhar de Anjo

Mais 20 mulheres se qualificaram profissionalmente por meio do governo do Acre. Desta vez, foram moradoras do Apolônio Sales, bairro localizado na parte alta de Rio Branco. Durante três meses, aprenderam a arte de fazer salgados por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), pelo programa Mulheres Mil, do governo federal.

Curso de salgadeira qualifica as mulheres para elaborarem massas e recheios para salgados, bolos, pães e pizzas. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O encerramento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 31, no Centro de Formação do Instituto Olhar de Anjo, situado no bairro.

A entrega de certificados foi feita pela vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, e o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto. Familiares, professores e amigos das formandas presenciaram o momento. 

Mais 20 mulheres foram qualificadas em curso de produção de salgados. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O centro da rede Ieptec responsável pela execução da capacitação é a Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício. Elas tiveram aulas de relações interpessoais com o propósito de elevar a auto-estima e instruí-las para inserção no mercado de trabalho.

Ieptec e a parceria com o programa Mulheres Mil tem sido uma fonte de empoderamento feminino no Acre. Capacita mulheres e proporciona oportunidades para que alcancem seu pleno potencial no mercado de trabalho. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Mulheres dão um passo no empreendedorismo e independência financeira

A dona de casa Maria do Carmo Lima de Sousa, de 59 anos, conta que esse foi mais um aprendizado que renovou sua confiança. Moradora da região, ela disse que essa é uma oportunidade para conseguir emprego, e àquelas que optarem por ter seu próprio negócio, ajudar na renda da família e ter autonomia financeira. 

Maria do Carmo conta que aos 59 anos está sempre em busca de aprendizado e que o curso abriu caminhos e ensinamentos para começar a empreender. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Em clima de descontração, as mulheres expuseram o que aprenderam: salgados para o encerramento. Após o recebimento dos diplomas, comemoraram a data com salgadinhos, bolo e refrigerantes.

Público-alvo são mulheres em situação de vulnerabilidade social, no entanto as vagas são ofertadas para as que desejam obter qualificação profissional para atuar como empreendedoras em pequenos negócios, contribuindo para a ampliação da renda familiar e melhoria da qualidade de vida. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

“Aprendi uma nova profissão. Passei a ver minha força, capacidade, até minha auto-confiança aumentou. Aprendemos a parte teórica, desde receitas até lidar com o público e como iniciar nosso próprio negócio. Isso está muito além de um certificado. É nossa valorização como mulher. Sonhos renovados para ajudar a nossa família e nos ajudar. Essa união e oportunidade encoraja a gente para ser empreendedora”, disse Nidivânia Mendes, concludente e moradora do bairro. 

“Nesse curso, venci o começo de uma depressão ao conhecer tantas outras mulheres que me incentivaram. Além de aprender fazer salgados, aprendi a me comunicar melhor, essencial para mim que quero montar meu próprio negócio. Estou muito feliz por essa oportunidade que melhorou até minha auto-estima”, conta a formanda Nidivânia Mendes.  Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

A vice-governadora parabenizou as mulheres certificadas. “Saio emocionada, com vontade e força para fazer mais. Muito lindo o talento, o cuidado, os sabores, feito com tanto carinho. Vi mais que uma profissão ou um certificado. São sonhos renovados, esperança e auto-estima para as mulheres. Reforço que vamos ampliar as oportunidade para o nosso povo crescer e ter renda. Só temos a agradecer os parceiros, todo o time de professores, técnicos do Ieptec, o Ruimar Silva, presidente do Instituto Olhar de Anjo, pelo compromisso social. Tem fruto das mãos de todos nós que trabalhamos no mesmo propósito: melhorar a vida das pessoas”, destacou Mailza.

“Mulheres Mil representa uma significativa política de inclusão voltada às mulheres em vulnerabilidade. Cursos vêm proporcionar às mulheres, profissionalização que poderá tornar uma opção de renda ou de emprego”, destacou Mailza. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Alyrio elencou entusiasmado o crescimento do Ieptec. “No inicio, tínhamos  1.500 alunos. Hoje temos 12 mil. Começamos em nove municípios e hoje estamos nos 22. Resultado do comprometimento do governador Gladson, da vice, Mailza, e todo um time que quer ver nosso Acre crescer”, enfatizou.

Presidente do Ieptec falou dos avanços e da presença nos 22 municípios no Acre. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Na ocasião, o Instituto Olhar de Anjo abriu recadastramento para as famílias que participarão das ações sociais de 2025 . A vice-governadora, Mailza Assis, foi homenageada com o Título de Honra ao Mérito em reconhecimento pela contribuição com o projeto.

Vice-governadora foi homenageada pelo trabalho feito ao Ieptec desde o mandato de senadora da República. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Sobre o Mulheres Mil

O programa Mulheres Mil foi desenvolvido para capacitar mulheres de todo o país que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou risco social; vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral; moradoras de localidades com infraestrutura deficitária; ou empreendedoras que desejam aplicar o conhecimento adquirido no curso em seu negócio.

No total, o programa disponibilizou para o Acre, de forma gradativa, 1.117 vagas em 2024, sendo 792 na primeira fase, e mais 325 no segundo semestre, com todas as turmas concluídas em dezembro de 2024.

Para o 1° semestre de 2025, o governo do Acre, por meio do Ieptec, vai disponibilizar 470 vagas para o público feminino dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Porto Walter, Plácido de Castro e Senador Guiomard, nos seguintes cursos do programa Mulheres Mil: cuidador infantil, manicure/pedicure, frentista, assistente administrativo, costureira de máquina reta e overloque, salgadeiro, operador de supermercado, operador de caixa, masseiro e cuidador de idosos.



































Mulheres são certificadas em curso de salgados oferecido pelo Ieptec em parceria com o Instituto Olhar de Anjo appeared first on Noticias do Acre.