A Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas (CGTM/Dathi/SVSA/MS) atualizou, por meio de Nota Informativa, as recomendações sobre capacitação de profissionais de saúde para realização de aplicação e leitura da Prova Tuberculínica (PT) – exame capaz de detectar infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB).
A nota contém orientações atualizadas sobre o formato de capacitação, modalidade, certificação e treinamento necessário para que um profissional de saúde esteja apto a realizar a PT na rotina do serviço de saúde. A coordenadora-geral da CGTM, Fernanda Dockhorn, aponta que as recomendações atuais irão contribuir na qualificação dos profissionais de saúde e na otimização do tratamento preventivo da tuberculose.
“Nosso objetivo é intensificar as ações de prevenção da tuberculose considerando a capacitação de profissionais de saúde na realização da PT, promovendo sua incorporação efetiva nas rotinas dos serviços de saúde. Essa capacitação visa ampliar o acesso e qualificar os profissionais contribuindo para a identificação precoce das pessoas com ILTB e a implementação de medidas preventivas, como o tratamento preventivo da tuberculose.”, declara.
A coordenadora também ressalta que o tratamento preventivo é umas das principais estratégias para a interrupção da cadeia de transmissão da doença, contribuindo substancialmente para o controle da tuberculose e o alcance das metas pactuadas pelo Governo Federal para eliminar a tuberculose como problema de saúde pública.
Clique aqui para acessar a Nota Informativa.
Junio Silva
Ministério da Saúde