O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (Dathi/SVSA/MS) iniciou, em janeiro, a implementação de novos equipamentos e a incorporação de novas instituições às redes nacionais de exames para o diagnóstico e monitoramento da infecção pelo HIV, das hepatites virais em todo o país. O fornecimento dos testes de Biologia Molecular Rápida para Detecção de Clamídia e Gonorreia (CT/NG) também foi incluso nas Redes.
Draurio Barreira, diretor do Dathi/MS, ressalta que o objetivo da ação é ampliar o acesso a exames e testes em serviços assistenciais, laboratórios e serviços de saúde localizados em regiões de difícil acesso e com infraestrutura laboratorial limitada.
“Estamos utilizando metodologias modernas que proporcionam a agilidade no diagnóstico e na linha de cuidado das pessoas que vivem com HIV, hepatites virais e/ou outras IST”, declara. “Garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico é uma meta fundamental para a eliminação dessas infecções e doenças como problemas de saúde pública”.
Com o processo de ampliação, a Rede Nacional de Carga Viral Rápida do HIV, das Hepatites B e C e detecção de CT/NG, passa a contar com 35 novos equipamentos, enquanto a Rede Nacional de Contagem de LT-CD4+ Rápido incorpora 30 novas instituições que se somam às outras 53 já implementadas para a execução do exame.
Essa é a segunda incorporação de novos equipamentos à Rede Nacional de Carga Viral Rápida do HIV e das hepatites B e C em um ano. Em 2024, seis equipamentos já haviam adicionados ao contrato, contabilizando 65 equipamentos à época. O novo processo de ampliação foi iniciado em dezembro do mesmo ano com a assinatura de um novo contrato para a continuidade da oferta dos exames, além do início do fornecimento dos testes de Biologia Molecular Rápida para Detecção de Clamídia e Gonorreia (CT/NG).
Junio Silva
Ministério da Saúde