A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (3) que chegou a um acordo com os Estados Unidos sobre a fronteira entre os países e sobre tarifas.
Sheinbaum informou que o México enviará 10 mil soldados da Guarda Nacional para a fronteira com os EUA para impedir que drogas, particularmente fentanil, entrem no país vizinho.
Trump, por sua vez, afirmou nas redes sociais que a medida também tem como objetivo “parar o fluxo” de imigrantes irregulares que tentam passar a fronteira.
Os Estados Unidos prometeram trabalhar para impedir o envio de armas de alta potência para o México, ainda segundo a chefe de Estado.
“Nossas equipes começarão a trabalhar hoje em duas áreas: segurança e comércio”, escreveu Sheinbaum em uma publicação no X.
Outro ponto desse entendimento, confirmado por Trump, é a suspensão nas tarifas anunciadas pelos dois países. Segundo Sheinbaum, a pausa será de um mês.
O republicano havia ordenado tarifas de 25% sobre todos os produtos mexicanos no fim de semana, e o México afirmou que responderia com tarifas próprias, sem detalhar quais produtos.
“Nós também concordamos em pausar imediatamente as tarifas previstas por um período de um mês, durante o qual teremos negociações lideradas pelo secretário de Estado Marco Rubio, o secretário do Tesouro Scott Bessent e o secretário de Comércio Howard Lutnick, e representantes de alto nível do México”, destacou o presidente dos EUA.
Ele afirmou que está “ansioso” para participar das negociações.