quinta-feira, 20 fevereiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

Inscrições abertas para o Programa Jovem Senador 2025 com foco na emergência climática

Estudantes do ensino médio da rede pública estadual já podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2025. O prazo para participar do concurso de redação, primeira etapa da seleção, vai até 30 de abril. A iniciativa selecionará 27 alunos, um de cada estado e do Distrito Federal, para vivenciarem uma experiência única no Senado Federal, em Brasília, entre os dias 18 e 22 de agosto.

Durante a Semana de Vivência Legislativa, os 27 estudantes selecionados conhecem de perto o funcionamento do Senado Federal e têm a oportunidade de apresentar sugestões em projetos de lei. Foto: Divulgação

O tema da redação deste ano é “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, inspirado no lema da Conferência Rio-92, “Pense globalmente, aja localmente”. O objetivo é incentivar o protagonismo jovem na transformação de promessas e ideias em ações ambientais concretas.

A escolha do tema ocorre em um momento crucial, em que o Brasil se prepara para sediar a COP 30, em Belém (PA), reforçando a importância das discussões climáticas. O programa pretende estimular reflexões e incentivar a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ambientais enfrentados pelo país e pelo mundo.

Com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, a edição de 2025 do Programa Jovem Senador incentiva a reflexão dos estudantes sobre questões ambientais e o papel do Legislativo na busca por soluções sustentáveis. Foto: Divulgação

Como participar

Para se inscrever, o estudante deve:

Estar matriculado e frequentando uma escola pública estadual;

Ter no máximo 19 anos até 31 de dezembro de 2025;

Ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, de 18 a 22 de agosto.

A prova de redação será realizada na própria escola. O material necessário para a inscrição, incluindo a ficha de participação e a folha de redação, está disponível no site: senado.leg.br/jovemsenador.

Etapas da seleção

Após a aplicação da redação, cada escola seleciona o melhor texto para a etapa estadual. Em seguida, a Secretaria de Educação de cada estado escolhe o vencedor, que representará sua unidade federativa como Jovem Senador ou Jovem Senadora.

Durante a Semana de Vivência Legislativa, os estudantes terão a oportunidade de acompanhar o trabalho parlamentar, aprender sobre a estrutura do Poder Legislativo e até apresentar sugestões legislativas, que podem ser transformadas em projetos de lei. Além disso, o programa desenvolve habilidades como liderança, argumentação e negociação, incentivando a formação de cidadãos mais ativos e engajados.

Representante do Acre em 2024, Eglaíny Inácio da Silva, participou das atividades no Senado e destacou como a experiência mudou sua visão sobre política e democracia. Foto: Divulgação

Depoimento

Em 2024, a representante do Acre foi Eglaíny Inácio da Silva, aluna da Escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, com sua orientadora, a professora Elisângela Silva. Ela destacou que o programa mudou sua visão sobre a política: “Antes, eu abominava qualquer interação com esse tema, mas, com a vivência legislativa, minha perspectiva mudou totalmente”.

O Programa Jovem Senador conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem como objetivo fomentar a reflexão dos jovens sobre política, democracia e cidadania. Além de proporcionar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo, a iniciativa busca incentivar um relacionamento contínuo entre os jovens cidadãos e o Senado Federal.

Para mais informações, acesse: senado.leg.br/jovemsenador.

The post Inscrições abertas para o Programa Jovem Senador 2025 com foco na emergência climática appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Acreana de 29 anos morre após enfrentar batalha de 7 meses contra o câncer, em Rio Branco

Faleceu nesta quarta-feira (19), em Rio Branco, a jovem...

Afonso Fernandes conhece Programa Moradia Legal em Pernambuco e busca soluções para a regularização fundiária no Acre

  O deputado estadual Afonso Fernandes, presidente do Solidariedade no...

Acreana Isabela Jucá alcança a maior nota da história do curso de medicina da Ufac

  A jovem Isabela Jucá Portela, de 17 anos, conquistou...

Caminhonete carregada com açaí cai no Rio Juruá e é resgatada pelos bombeiros, em Cruzeiro do Sul

  Na manhã desta quarta-feira, 19, o Corpo de Bombeiros...

TJ-SP abre concurso para Analista de Sistemas Judiciário com 50 vagas e salário de R$ 8.108,80

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) divulgou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo