Indústria do setor de alimentos adere à marca que agrega valor aos produtos acreanos no comércio externo

Uma das maiores e mais sólidas indústrias do setor de alimentos do Acre, a Miragina S.A. reafirmou nesta quinta-feira, 27, durante reunião do Comitê Gestor da Marca Acre Made In Amazonia, a adesão ao uso da marca nos seus produtos.

Instituída por meio da Lei nº 3.411, a marca Acre Made In Amazonia foi criada inicialmente para atender a necessidade de divulgação dos produtos do setor moveleiro acreano na Europa. Os critérios para adesão e uso da chancela foram definidos pelo Comitê Gestor, instituído por decreto governamental na gestão Gladson Camelí. Atualmente, o governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac) está reativando a ferramenta, disponibilizando a marca para as empresas de forma gratuita.

Indústria Miragina reafirma adesão ao uso da marca Acre Made In Amazonia. Foto: Assessoria Anac

“O objetivo é que mais empresas possam aderir ao uso, de forma a impulsionar a promoção de negócios do Acre, sempre cumprindo um dos objetivos da agenda do desenvolvimento de gestão para os próximos 10 anos”, enfatizou a presidente da Anac, Waleska Bezerra.

A marca, devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), é propriedade do Estado do Acre, funciona como ferramenta para rastreamento da origem do produto desenvolvido conforme princípio de sustentabilidade, uma chancela que possibilita que os produtos sejam reconhecidos pelo respeito ao meio ambiente, inovação social, valorização cultural e promoção do desenvolvimento econômico.

Fundada em Rio Branco há 58 anos, a Miragina oferece uma variedade de produtos, incluindo biscoitos salgados, doces e derivados de castanha. A castanha laminada, já no padrão exportação é uma exclusividade no mundo. Atualmente, a Miragina está presente em todo o Acre, estados vizinhos e Região Sudeste, com potencial para alcançar outros países.

Produtos da Miragina que aderiram ao Acre Made in Amazonia. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O presidente da empresa, empresário José Luiz Felício, falou sobre a importância da retomada do uso da marca Acre Made In Amazonia para as empresas locais: “Acho que vem a agregar muito aos produtos do Acre, principalmente para a participação do programa de compras do Estado (Comprac), valorizando os produtos do Acre. Nós temos alguns produtos que já estão com a marca, produtos que eram fornecidos para a merenda escolar, que não estão no programa no momento, mas que já estão prontos. E a tendência agora é quando acabar os estoques a gente ir fazendo a reposição já com a marca”.

Secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, enfatiza ações de governo em conjunto, com foco no fortalecimento da economia acreana. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Na avaliação do secretário da Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre a adesão da marca por uma empresa do porte da Miragina é mais um passo importante, alinhado às ações de governo com o objetivo de fortalecer a economia do Acre: “É uma felicidade nossa, nesse momento de ter uma empresa acreana tradicional, com mais de 50 anos de história sendo a primeira a aderir a essa marca, porque ela vai ser uma empresa âncora. Exatamente servir de exemplo para que as outras empresas criando, que estão consolidadas, que têm o mesmo perfil produtivo, possam também aderir e usufruir dos benefícios que essa marca vai agregar a cada produto, abrindo mais oportunidades”.

Indústria do setor de alimentos adere à marca que agrega valor aos produtos acreanos no comércio externo appeared first on Noticias do Acre.