quinta-feira, 6 fevereiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

Iapen produz peças em marcenaria que ajudam na ressocialização de detentos

Com madeira beneficiada de doações feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outros parceiros, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) tem promovido, por meio das oficinas de marcenaria, a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

Os móveis produzidos visam a ressocialização de pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade no Acre dentro de projetos sociais contemplados com recursos das penas pecuniárias da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco (Vepma).

Móveis produzidos no projeto de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Cadeiras, poltronas, mesas de jantar, tábua de cortar carne, banquetas, portas, entre outros, são itens confeccionados pelos apenados e estão à venda no Polo Moveleiro da capital acreana, localizado na Rua das Acácias, 1133, Distrito Industrial. O valor arrecado com as vendas será revestido para continuar com o projeto de ressocialização.

“Essa é uma oportunidade para os detentos poderem sair das celas e colocar seus conhecimentos em prática, pois muitos deles já são marceneiros, e poder usar esses conhecimentos no período do cumprimento da pena ajuda a passar para os demais presos uma noção básica de marcenaria, se aprimorando nisso, surgindo novas oportunidades de trabalho para eles na vida pós-cárcere”, explica Vítor Djannaro, chefe da Divisão do Trabalho, Produção e Renda do Iapen.

Detentos do sistema penitenciário trabalham na marcenaria remindo pena no Polo Moveleiro de Rio Branco. Foto: Lucas Manoel/Iapen

O detento do sistema penitenciário, J.O.S, trabalha há nove meses remindo pena no Polo Moveleiro de Rio Branco. Ele conta o quanto esta atividade o tem ajudado: “O trabalho aqui para mim está sendo ótimo, pois já atuo na marcenaria há trinta e dois anos, e aqui tem sido um aprendizado a mais. Estou aprendendo aqui o que ainda não sabia e pretendo trabalhar com as outras pessoas nessa área fora daqui, e os cursos ajudam muito a gente”.

Os apenados que trabalham com a marcenaria, a cada três dias trabalhados, adquirem um dia de remissão de pena.

Iapen produz peças em marcenaria que ajudam na ressocialização de detentos appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Ex-BBB Isabelle Nogueira anuncia fim do noivado com Matteus Amaral

Na tarde desta quarta-feira (5), os ex-BBBs Isabelle Nogueira...

Ricardo Vianna, noivo de Lexa, pede orações para a filha, Sofia

Nesta quarta (5), Ricardo Vianna, noivo de Lexa, usou...

Jade Magalhães exibe Luan Santana ansioso para ver a filha e apaixona

Em suas redes sociais, Jade Magalhães compartilhou um momento fofo...

BBB 25: Diego se irrita sobre levar estalecada e explica motivo

Diego desabafou sobre as punições dentro do BBB 25...

Site de apostas põe ‘Ainda Estou Aqui’ como favorito ao Oscar de filme internacional

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Ainda Estou Aqui", filme...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo