quinta-feira, 6 fevereiro, 2025
29.3 C
Rio Branco

Governo vai lançar streaming gratuito com filmes nacionais

O governo federal vai lançar um streaming gratuito dedicado exclusivamente ao cinema nacional no segundo semestre de 2025. Chamada de “Plataforma Pública de Acesso e Difusão de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros Sob Demanda”, pelo Ministério da Cultura, o streaming terá estilo baseado em outras plataformas como Netflix, Prime Video e Disney+. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Audiovisual (SAC), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, e vai dispor, gratuitamente, de conteúdos audiovisuais variados, entre curtas, médias, longas-metragens, trazendo um grande repertório do cinema brasileiro, em diferentes linguagens e formatos. O Minc investiu R$ 4,2 milhões em edital de licenciamento de obras para streaming brasileiro.

O anúncio do projeto já havia sido feito no ano passado, mas, após o sucesso do filme Ainda estou aqui, indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, a iniciativa ganhou mais visibilidade e teve sua divulgação reforçada durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, no último final de semana (01/02).

Segundo o Ministério da Cultura, o programa busca “ampliar o acesso à produção audiovisual brasileira” , além de “promover a difusão gratuita de conteúdos e fortalecer espaços de difusão não comerciais, como cineclubes, bibliotecas públicas e pontos de cultura”. Outro objetivo da iniciativa é atender à Lei 13.006/2014, que exige a exibição de filmes nacionais em escolas de educação básica, sendo mais facilmente atendida com o licenciamento promovido pelo Governo Federal.

Em agosto de 2024, o Ministério da Cultura, lançou um edital para licenciar 447 obras audiovisuais, com um investimento total de R$ 4,2 milhões, que farão parte do catálogo da plataforma brasileira. A ideia do projeto é, além de incluir produções cinematográficas da atualidade, como os escolhidos pelo edital, inserir também produções que o governo já tem o direito de imagem. As produções terão, obrigatoriamente, as acessibilidades comunicacionais de inclusão de legenda, legendagem descritiva, audiodescrição e janela de Libras. O resultado final das obras escolhidas ainda não foi divulgado.

Já em fase de finalização, de acordo com o Ministério de Cultura, o lançamento da plataforma será realizado de forma gradual.

Mais Lidas

Prefeitura vai construir Porto Fluvial em Cruzeiro do Sul

A prefeitura de Cruzeiro do Sul e o governo...

Cruzeiro do Sul registra 37 acidentes de trânsito em janeiro de 2025

Neste janeiro de 2025, Cruzeiro do Sul registrou 37...

Detran esclarece importância de efetivar comunicado de venda de veículos

Por Jerfeson Gadelha Diariamente ex-proprietários procuram o atendimento do Departamento...

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional inclui cinco municípios do Acre no programa Cidades Intermediadoras

Lançado em setembro, o programa Cidades Intermediadoras, criado pela...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo