Governo orienta empreendedores do Carnaval da Família sobre manipulação de alimentos e proteção da defesa do consumidor

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), a Prefeitura de Rio Branco e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) reuniram, nesta quarta-feira, 26, os empreendedores que irão atuar no Carnaval da Família 2025, para orientar sobre manipulação de alimentos e defesa do consumidor.

Em parceria com o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) e a Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Rio Branco, os empreendedores que foram sorteados para atuarem em locais fixos receberam a orientação dos órgãos, além da realização do sorteio da localização das barracas.

Equipes da Sete e Procon promoveram a reunião de alinhamento com os empreendedores do Carnaval da Família. Foto: Bruno Moraes/Sete

De acordo com a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, os empreendedores do Carnaval da Família estarão capacitados para atender com ‘responsabilidade ao cliente de ponta’. “Estamos aqui com o apoio do Procon, também da Vigilância Sanitária municipal e a instrução de todo o time da Sete para fazer com que os feirantes saiam capacitados para atender com carinho, atenção e com muita responsabilidade”, disse.

Patrícia Parente é diretora de Empreendedorismo da Sete. Foto: Marcos Rocha/Sete

A diretora também explicou que foi realizado o sorteio da localização das barracas dos empreendedores. “Todo o processo aconteceu na Acisa, com muita transparência para que todo mundo acompanhasse e fosse um processo muito democrático”, ressaltou.

Maria de Queiroz, empreendedora do segmento de crepe, esteve presente na reunião e contou que o momento é de tirar dúvidas. “Eu trabalho nesse ramo há quatro anos e estou muito feliz em participar. Acredito que serão boas vendas durante esse Carnaval”, disse.

O chefe da fiscalização do Procon, John Lineker, afirmou que a parceria entre Sete, Procon, Vigilância Sanitária Municipal e Acisa é importante para que o fornecedor possa oferecer um serviço de qualidade no manuseio de alimentos, além de entender sobre as regras consumeristas.

Chefe da Fiscalização do Procon orientou os empreendedores sobre os direitos do consumidor. Foto: Marcos Rocha/Sete

“O Procon participou da reunião de alinhamento, e a equipe de fiscalização do órgão vai estar durante o evento para fiscalizar, acompanhar e fazer com que o consumidor possa usufruir na maior tranquilidade possível. Essas reuniões são de suma importância para que a gente possa alinhar informações e fazer com que o consumidor e o fornecedor tenham a sua relação de maneira adequada e saudável”, disse.

Isadora, empreendedora do segmento de hambúrguer, ressaltou a importância da reunião. Foto: Marcos Rocha/Sete

A empreendedora do segmento de hambúrguer, Isadora Cristina Nascimento, esteve presente na reunião e ressaltou a importância das orientações. “É um momento de alinhamento, que realmente tem que ser feito. Quem já trabalha nessa área sabe como é que ocorre, mas é um momento que tem que ser realizado. Tem novatos no meio, então, é obrigatório, é de praxe. Às vezes passa batido alguma coisa e tem que reforçar. O Procon também traz uma conscientização boa”, explica.

Governo orienta empreendedores do Carnaval da Família sobre manipulação de alimentos e proteção da defesa do consumidor appeared first on Noticias do Acre.