Governo e parceiros realizam Oficina de Formação de Indicadores de Educação Ambiental
O governo do Acre e parceiros realizaram nesta segunda-feira, 24, a Oficina de Formação de Indicadores de Educação Ambiental. A atividade ocorre no âmbito do programa MonitoraEA/AC, e teve palestras com os temas “Mudanças climáticas e capacidade adaptativa” e “Como a Educação Ambiental pode contribuir frente às mudanças climáticas”.
A atividade foi organizada em parceria entre o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), a Secretaria de Educação (SEE), Secretaria de Saúde (Sesacre) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Na abertura do evento se fizeram presentes: a secretária adjunta da Sema, Renata Souza; a diretora de Licenciamento Ambiental de Atividades Rurais, Florestais e Fauna do Imac, Ana Paula Souza; a chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEE, Maria de Fátima Oliveira, pela Sesacre, representando o Núcleo de Determinantes Ambientais, Yves Brito e pelo Ibama a analista responsável pela educação ambiental, Ádila Lima.
A chefe da Divisão de Difusão e Educação Ambiental do (Imac), Lilia Braga, reforçou que a autarquia faz parte da comissão organizadora da Oficina Monitora Acre. “Eu vejo a realização dessa oficina como uma importante ferramenta para a reativação da Comissão Estadual de Educação Ambiental (Comeea) como forma de trabalharmos em prol da sociedade com a implantação das políticas públicas de educação ambiental”, afirmou.
O doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), José G. Vado do Vale Moreira, ministrou a palestra sobre mudanças climáticas e explicou a temática abordada. “Falamos sobre os impactos das mudanças climáticas na ocorrência de eventos extremos e desastres naturais, especialmente voltados aos recursos hídricos, que é a nossa área de atuação”, pontuou.
O evento teve como objetivo qualificar a construção e aplicação de indicadores voltados à avaliação das políticas de educação ambiental, contribuindo para a adaptação e mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
Fátima Nascimento é chefe da Divisão de Educação Ambiental da SEE e afirmou que o encontro pretende construir indicadores de educação ambiental para subsidiar a política de educação ambiental no estado.
“Faço parte da Comissão Organizadora da Oficina MonitorEA. A oficina atua para formar membros que constituem a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental no Acre. É de suma importância para o nosso estado, porque vai nortear como vamos medir, como vamos saber a dimensão da educação ambiental no nosso estado”, finalizou.
Participaram ainda do evento representantes do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Fundação Elias Mansour (FEM), SOS Amazônia, e Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia). A palestra “Como a Educação Ambiental pode contribuir frente às mudanças climáticas” foi ministrada pelo assessor pedagógico Nei Dourado.
The post Governo e parceiros realizam Oficina de Formação de Indicadores de Educação Ambiental appeared first on Noticias do Acre.