Governo do Acre fortalece parceria com prefeituras para captação de recursos federais

Em visita ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, na tarde dessa quinta-feira (20), o secretário da Representação do Governo do Acre (Repac), em Brasília, Fábio Rueda, destacou a importância da atuação do órgão na articulação entre os municípios, o governo estadual e a esfera federal.

Segundo Rueda, um dos principais objetivos da Repac é reduzir a distância entre as demandas locais e os recursos disponibilizados pelo governo federal, facilitando a captação de investimentos para obras de infraestrutura e ações ambientais.

“Tivemos alguns eventos em Brasília, um chamamento do governo federal junto às novas prefeituras, tanto as eleitas, quanto as reeleitas. Agora, estamos reforçando essa articulação no Acre, fortalecendo a parceria entre o Estado e os municípios. Em Rio Branco, essa sintonia entre a gestão municipal e o governo estadual tem sido muito positiva e tem viabilizado investimentos essenciais”, afirmou o secretário.

Ele ressaltou ainda que a transparência na administração pública facilita o acesso a recursos federais e que a determinação do governador Gladson Cameli em tornar 2025 “o ano das execuções” impulsiona esse trabalho.

“A Repac vai atuar de forma intensa para garantir que os investimentos cheguem a todos os 22 municípios acreanos e no caso da capital, é fundamental um olhar especial para atender às necessidades da população”, concluiu.

A parceria entre o governo estadual e a Prefeitura de Rio Branco tem sido apontada como um fator decisivo para viabilizar novos projetos e garantir o desenvolvimento da capital e do estado.