Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Acre para ministrar uma oficina sobre “Estratégias Integradas para Organização da Rede de Atenção e Manejo Clínico da Dengue”.
O evento acontece nesta quinta-feira (13), no auditório do Pronto-Socorro de Rio Branco, e conta com a presença do secretário de Estado de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, e do secretário Municipal de Saúde (Semsa), Renan Biths.
O grupo está sendo liderado por Maria da Conceição Costa, que é enfermeira da Força Nacional do SUS.
“O Ministério da Saúde está com uma equipe aqui e outra em Cruzeiro do Sul, para que a gente possa proporcionar a organização de toda a rede de atenção à saúde, onde o paciente com suspeita de dengue possa ser atendido sem fragmentação. A gente quer compartilhar a responsabilidade por esse paciente. O paciente é do SUS, não é do Estado, e não é do município. O nosso objetivo aqui é mortalidade zero para dengue, o que já estamos fazendo em outros estados”, disse Maria da Conceição.
A oficina faz parte do Plano Nacional de Contingência para Prevenção e Controle das Arboviroses, com foco em doenças como dengue, Zika e chikungunya.
O treinamento reúne profissionais de áreas estratégicas visando melhorar o atendimento à população.
“Queremos organizar esse fluxo, o manejo e o acolhimento desse paciente, para que não chegue nem ao quadro grave da doença. Vamos fazer o que for preciso para ajudar o Acre no combate às arboviroses”, acrescentou.
O secretário Pedro Pascoal agradeceu a parceria e disse que o trabalho é conjunto.
“Ter o Ministério da Saúde aqui, por meio da Força Nacional, mostra que o trabalho de combate às arboviroses é conjunto, todos estamos de mãos dadas. A Sesacre está movendo todos os esforços para garantir que todos os nossos pacientes tenham atendimento especializado e de qualidade”, finalizou.