Ex-secretário de Saúde deve comparecer à Câmara para esclarecer compra do “Aedes do Bem”
Mesmo com a base do prefeito na câmara negando o requerimento que solicitava sua presença, o ex-secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Eliatian Nogueira, deverá comparecer à Câmara na próxima semana para prestar esclarecimentos sobre a aquisição dos kits do “Aedes do Bem”.
A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 26, pelo vereador Eber Machado, que tem questionado a compra. Durante sua fala no período de explicação pessoal, ele afirmou ter recebido uma ligação de Nogueira garantindo sua ida à Casa Legislativa.
“Ele virá nesta casa, a base querendo ou não. Recebi a ligação dele de que ele vem na próxima terça-feira”, declarou Machado.
A oposição tem denunciado a aquisição de mais de 16 mil kits do projeto, no valor de R$ 5 milhões, supostamente sem licitação. Na última quinta-feira, o atual secretário de Saúde, Rennan Biths, prestou esclarecimentos aos parlamentares sobre o caso.
O projeto “Aedes do Bem” tem o objetivo de combater a dengue por meio da liberação de mosquitos geneticamente modificados. No entanto, sua legalidade e eficiência têm sido questionadas por alguns vereadores. Segundo Biths, a implantação da nova tecnologia começou em fevereiro do ano passado, com estudos técnicos que antecederam a compra dos kits.