sábado, 15 fevereiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

Encerramento de atividades aponta prioridades para a eliminação de infecções e doenças em Roraima

Após uma semana de intenso trabalho na cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima, a equipe do programa Brasil Saudável retorna a Brasília com a missão de consolidar as discussões e os problemas apontados para a definição das atividades para acelerar a eliminação de infecções e doenças no estado por meio do enfrentamento aos determinantes sociais e ambientais. A partir dos resultados da oficina de microplanejamento envolvendo diferentes atores locais, ações estratégicas de curto, médio e longo prazo devem ser implementadas nos seis municípios prioritários do Estado com o apoio do governo federal.

O evento reuniu gestores, técnicos, profissionais das diferentes pastas da gestão pública de todo o estado, além de representantes da sociedade civil nacional e local para traçar estratégias detalhadas e personalizadas para o enfrentamento aos determinantes sociais da saúde e a eliminação de infecções e doenças de maior carga na região, em particular as que afetam pessoas vulnerabilizadas socialmente como migrantes, indígenas, pessoas trans e travestis, dentre outras.

Roraima foi o primeiro estado a sediar a oficina de microplanejamento do Brasil Saudável e, de acordo com a coordenação executiva do Programa, servirá de aprendizado para a realização da atividade em outros territórios prioritários. “Roraima possui características específicas e uma realidade sociodemográfica que nos permitiu reunir os seis municípios com alta carga de infecções e doenças na mesma oficina. Por isso, a experiência servirá para adequarmos nossas ações, principalmente a metodologia da oficina, para trabalharmos os demais locais”, afirma Draurio Barreira, coordenador do Programa.

O microplanejamento se configura como uma ferramenta essencial para o alcance dos objetivos do Programa. Por meio dessa metodologia, é possível analisar minuciosamente as necessidades de cada localidade, levando em consideração suas particularidades e desafios específicos, incluindo os contextos sociais, culturais e ambientais. “Dessa forma, as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento se tornam mais efetivas e direcionadas, além de atenderem a um dos nossos principais objetivos, rapidamente”, enfatiza o coordenador.

Com a oficina de microplanejamento concluída, o próximo passo será a implementação das estratégias definidas. O trabalho árduo de colocar em prática as ações planejadas, com o apoio dos diferentes níveis de governo – federal, estadual e municipal – além da participação da sociedade civil. “Essa vinda dos representantes do Governo Federal à Boa Vista tem grande importância, pois assim eles podem conhecer localmente todas as demandas que apresentamos para eles”, destaca Ana Cristina Oliveira, voluntária da Associação de Bem com a Vida – Boa Vista/RR.

A expectativa dos atores envolvidos é que, em breve, os resultados positivos comecem a ser observados, com o alcance das metas e objetivos de eliminação de infecções e doenças e a melhora da qualidade de vida da população de Roraima. O encerramento da oficina de microplanejamento do Programa Brasil Saudável no estado representa um marco importante na resposta local e nacional contra as infecções e doenças determinadas socialmente. Por meio do trabalho conjunto e da aplicação de ações intersetoriais, Roraima e o Brasil se preparam para um futuro mais saudável e mais equânime para todas as pessoas.

Sobre o Brasil Saudável

O programa Brasil Saudável foi criado pelo Ministério da Saúde e instituído por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 6 de fevereiro de 2024. O programa é uma iniciativa inédita no mundo por reunir diferentes níveis de governo e secretarias da gestão pública para, em parceria com a sociedade civil, enfrentar determinantes sociais da saúde. A iniciativa tem o objetivo ambicioso de eliminar – como problemas de saúde pública – 16 infecções e doenças que afetam principalmente pessoas vulnerabilizadas socialmente. A filariose linfática foi eliminada em 2024.

 

Ádria Albarado

Ministério da Saúde

Mais Lidas

Peão é chifrado no pescoço durante rodeio e sobrevive

Zachary Naegele, de 24 anos, sofreu um grave acidente...

Nasa revela países onde asteróide pode cair em 2032

Cientistas do projeto Catalina Sky Survey, financiado pela NASA,...

“Nós vamos derrotar as mentiras”, diz Lula em Macapá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta...

Meghan Markle fala sobre Harry em declaração rara: “O amor vence”

Em uma raríssima demonstração pública de afeto, já que...

Ucrânia tem “poucas hipóteses” de sobreviver sem apoio dos EUA

"Teremos poucas chances, poucas chances de sobreviver sem o...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo