segunda-feira, 24 fevereiro, 2025
25.3 C
Rio Branco

Cúpula do BRICS será no Rio de Janeiro, em 6 e 7 de julho

A reunião de cúpula do BRICS em 2025 já tem local e data. Será no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho. A partir de autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o anúncio foi feito neste sábado, 15 de fevereiro, pelo ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores), ao lado do prefeito da cidade, Eduardo Paes. 

Receberemos os chefes de Estado dos 20 países que integram o BRICS nas duas categorias, de membros plenos e parceiros. Vamos tomar decisões muito importantes para o desenvolvimento, para a cooperação e para a melhoria da condição de vida de todos os habitantes desses países”

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores

“É um grande prazer mais uma vez estreitar a colaboração e a parceria entre Governo Federal e o Rio de Janeiro. Receberemos os chefes de Estado dos 20 países que integram o BRICS nas duas categorias, de membros plenos e parceiros”, afirmou Vieira. “Vamos tomar decisões muito importantes para o desenvolvimento, para a cooperação e para a melhoria da condição de vida de todos os habitantes desses países”, completou.

Para o prefeito Eduardo Paes, a oficialização da cidade como sede fortalece a face internacional do Rio de Janeiro. “O Rio mais uma vez será a capital do mundo. Foi assim no G20, ano passado, e agora com o BRICS”, afirmou. 

PRESIDÊNCIA – Em 1º de janeiro, o Brasil assumiu a presidência do BRICS até 31 de dezembro. Segundo a coordenadora-geral da presidência brasileira do BRICS, a ministra Paula Barboza, do Ministério das Relações Exteriores, os dois eixos da atuação do país, ao longo de 2025, são a reforma da governança global e a cooperação entre países do Sul Global.

CATEGORIAS – Há duas categorias de participação no BRICS: países membros e países parceiros. Os 11 membros – África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia – participam de todas as reuniões. Nelas, o processo decisório baseia-se no consenso.

CRITÉRIOS – Para ser admitido como membro, os países interessados precisam cumprir os seguintes critérios: ter boas relações diplomáticas com todos os membros plenos, apoiar o multilateralismo, ser membro das Nações Unidas, não adotar sanções sem autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e assumir compromisso com a reforma da governança global. A manutenção do equilíbrio geográfico do bloco também é critério para novas admissões.

PARCEIROS – A modalidade de países parceiros foi criada em 2024, na Cúpula de Kazan, na Rússia. Nela, países são convidados a participar da Cúpula de Chanceleres e de Líderes do BRICS, e podem estar presentes em outras reuniões se houver consenso entre os membros. Atualmente, os parceiros são Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Ao longo de 2024,  mais de 30 países mostraram interesse em participar do BRICS tanto na qualidade de membros como de parceiros.

Mais Lidas

Google retira mês da História Negra e do Orgulho LGBTQIA+ de aplicativo de calendário, diz site

PELOTAS, RS (FOLHAPRESS) - O calendário online do Google,...

Fernanda Torres se junta a painel de festival americano com Karla Sofía Gascón

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Festival Internacional de...

PF indicia 3 desembargadores, 2 juízes e 7 advogados do Maranhão por venda de sentenças

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito da Operação...

Boca de urna aponta vitória de conservadores do CDU na Alemanha

Os conservadores da União Democrata Cristã (CDU) e União...

Goleiro do América-MG sofre ameaças após classificação

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Goleiro do América-MG, Matheus...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo