O turismo no Acre tem avançado a cada ano. Uma das formas de alavancar o setor é fazer com que os empreendimentos do segmentos que fomentam esse ramo se formalizem perante o Sistema de Cadastro de Turismo (Cadastur). Em 2024, o número de cadastros ativos e regulares foi de 562 em todo o estado.
De acordo com os números da coordenação do Cadastur no Acre, ligada à Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), os registros ativos eram de 95 hotéis, 142 restaurantes, 167 agências, 17 locadoras, 22 organizadoras de eventos, 26 prestadoras e infraestrutura de apoio para eventos, 41 transportadoras turísticas, uma empresa de apoio ao turismo náutico ou pesca desportiva, dois parques aquáticos, 17 prestadores especializados em segmentos turísticos, duas casas de espetáculos e equipamentos de animação turística e 30 guias de turismo.
As atividades que exigem registro obrigatório por Lei no Cadastur são para os segmentos de acampamentos turísticos; agência de turismo, meio de hospedagem; organizadora de eventos; parques temáticos e transportadora turísticas. O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de guia de turismo. Já os prestadores de serviços cujo registro é facultativo são os restaurantes, cafeterias, bares e similares, especializados em segmentos turísticos e prestadores de infraestrutura de apoio para eventos.
O Cadastur é um registro do Ministério do Turismo (MTur), por meio do qual é possível que o governo tenha um mapeamento dos empreendimentos do segmento. O certificado do cadastro, emitido pelo MTur, permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo.
O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destaca que os empreendedores que realizarem o cadastro terão acesso a vantagens, além da visibilidade no site oficial do Cadastur. “Além do certificado fornecido pelo Ministério do Turismo, que atesta a regularidade do registro e é feito de forma gratuita, assim como a renovação do cadastro, os empreendedores também terão acesso a financiamentos e incentivos à participação em programas e projetos do governo federal”, explica.
De acordo com o diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, o sistema é gerenciado pelo Ministério do Turismo e subgerenciado pelo Estado. “Aqui no Acre nós temos a divisão do cadastro. É necessário que o prestador de serviço faça o cadastro porque, com ele, o turista, além de ter a segurança de que vai receber um serviço ofertado de forma legal, também vai ter o mapeamento dos serviços que estão sendo ofertados naquela localidade. O cadastro também possibilita que o governo construa políticas públicas de maneira mais efetiva, pensando justamente na demanda que existe na região”, explica.
Ainda de acordo com o diretor de Turismo, a meta da pasta é ampliar o número de cadastrados e, para isso, serão promovidas campanhas ao longo do ano.
Vantagens de ser cadastrado no Cadastur
O empreendedor que realizar o registro no Cadastur poderá ter acesso a diversos benefícios e vantagens, como financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.
The post Com mais de 500 registros no Cadastur, Acre avança na formalização de prestadores de serviços turísticos appeared first on Noticias do Acre.