As fortes chuvas que atingiram Rio Branco nos últimos dias, especialmente, neste sábado (22), provocaram alagamentos em diversos bairros da capital e deixaram muitas famílias desalojadas ou desabrigadas. Diante da situação, a Prefeitura de Rio Branco mobilizou equipes da Defesa Civil Municipal, além de diversas secretarias, para atuar no socorro às vítimas.
Desde a noite de sábado, as equipes trabalharam ininterruptamente para prestar assistência à população afetada. Na manhã deste domingo (23), o vice-prefeito Alysson Bestene e o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão reuniram-se em frente à sede da prefeitura para alinhar as ações emergenciais. Em seguida, ambos se deslocaram até a Baixada da Sobral, uma das regiões mais atingidas.

De acordo coordenador Falcão, nove bairros foram afetados apenas na região da Sobral, além de outros seis em diferentes áreas da cidade. Falcão explicou que a situação começou na sexta-feira (21), quando o volume de chuvas registrado foi de aproximadamente 45 milímetros. Algumas áreas sofreram inundações, mas as águas recuaram. No entanto, no sábado (22), o índice de chuvas foi bem maior subindo para 85 milímetros, provocando novos transbordamentos de córregos e agravando a situação.
“Aqui encontram-se nove bairros afetados, e, fora dessa região, mais seis bairros foram atingidos. Então, a Defesa Civil, a Prefeitura de Rio Branco, com a equipe da SASDH, da Zeladoria e várias outras equipes, incluindo a presença do vice-prefeito, estão atendendo as famílias afetadas. Estamos entregando, neste momento, kits de limpeza, que contêm materiais para desinfecção e higienização das casas, permitindo que as famílias permaneçam em suas residências. Como se trata de enxurrada, a água sobe e desce rapidamente, deixando apenas muita sujeira e certa destruição.”

Diante desse cenário, a prefeitura intensificou a entrega de kits de limpeza às famílias afetadas, contendo materiais para desinfecção e higienização das residências, garantindo o suporte necessário às vítimas.
“Iniciamos a ação no bairro Boa União, com toda a nossa equipe. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) está atuando sob a orientação do prefeito Tião Bocalom para que possamos garantir dignidade às famílias atingidas e prestar o socorro emergencial, conforme preconiza a política de assistência social”, informou o diretor da Assistência Social da SASDH, Ivan Ferreira.

“É uma ação importante, pois, após as enchentes, as casas ficam cheias de lama. Esse kit de limpeza nos ajuda bastante, mas também esperamos mais apoio, como já solicitei, especialmente colchões para àqueles que perderam tudo”, destacou o presidente da Associação de Moradores de Plácido de Castro, Antônio Cleiton.

O vice-prefeito Alysson Bestene acompanhou as ações de assistência às famílias atingidas. Segundo ele, a ação foi realizada a pedido do prefeito Tião Bocalom. Ele ressaltou que as equipes estão percorrendo casa por casa para cadastrar as famílias afetadas e prestar assistência. Além da distribuição dos kits de limpeza disponibilizados pela Prefeitura de Rio Branco, os agentes também avaliam outras necessidades dos moradores.
“Além da entrega dos kits de limpeza pela Prefeitura de Rio Branco, estamos avaliando outras necessidades das famílias afetadas. A atuação conjunta das equipes de saúde, educação e assistência social é essencial para apoiar os moradores dos bairros atingidos, especialmente na região da Baixada da Sobral.”