sexta-feira, 21 fevereiro, 2025
27.3 C
Rio Branco

Audiência pública discute logística para integração internacional e fortalecimento do comércio exterior acreano

O governo do Acre, por meio da Agência de Negócios (Anac), da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Secretaria de Planejamento (Seplan), participou nesta quinta, 20, de audiência pública para discutir proposta de logística para a integração comercial sul-americana e o desenvolvimento econômico do estado. Com apoio da Assembleia Legislativa (Aleac), o evento, organizado pela Câmara Técnica de Comércio Exterior, foi realizado no plenário da Aleac, em Rio Branco, durante a primeira reunião da câmara técnica do ano.

A audiência reuniu representes das associações, conselhos, federações, e órgãos dos governos estadual e federal ligados ao setor produtivo, além de educadores e estudantes da área de comércio exterior. Participaram, de modo online, o governador de Ucayali, Manuel Rupay; a prefeita de Pucalpa, Janeth Castanheiro; e o subsecretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento, Luciano Severo.

Evento reuniu representantes do poder público, iniciativa privada e instituições. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Após a abertura, foram apresentados os avanços e desafios para consolidar o Acre como hub logístico do comércio exterior na América Latina. O titular da Seict e coordenador da Câmara Temática de Comércio Exterior, Assurbanípal Mesquita, destacou avanços, como a redução na taxa de desemprego, que em 2024 fechou em 6,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o incremento na oferta de empregos no setor industrial, na ordem de 20%, entre 2023 e 2024, e o fortalecimento da Rota Quadrante Rondon, com a possibilidade de saída para Cruzeiro do Sul. “ O Acre vive um momento interessante, mostrando que o setor produtivo está acreditando, buscando mercado internacional e exportando mais. Não podemos parar por aqui”, disse.

Dentre os desafios para consolidar o Acre como estado propulsor de comércio exterior, há ainda a necessidade de melhoria de infraestrutura viária e dos serviços alfandegários. “Nosso trabalho agora é fazer com que mais empresas acreanas consigam entender esse mercado, buscar novos mercados, e para isso existe todo um trabalho institucional, de melhorias de infraestrutura, realização de encontros, tudo de forma unida, governo, iniciativa privada e instituições, para fortalecer a economia acreana”, enfatizou Mesquita.

Secretário Assurbanípal Mesquita apresenta panorama favorável e convida todos a unir forças em favor da integração comercial na região. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Congregando poder público, iniciativa privada e sociedade civil, a Câmara Técnica de Comércio Exterior do Acre tem desempenhado um papel estratégico na promoção do comércio internacional e na construção de um ambiente propício à integração institucional entre os diversos agentes públicos e privados envolvidos na Agenda de Integração e Comércio Exterior do Acre.

Como integrante da Câmara, a Anac tem papel preponderante na promoção dos negócios acreanos. De forma estratégica, governo do Acre e parceiros se fizeram presentes em encontros internacionais, com o objetivo de destacar as potencialidades do estado em outros mercados. “Em 2024, o Acre alcançou um marco histórico, exportando mais de 87 milhões de dólares. Nosso compromisso é, com a visão de governo, promover os negócios e fortalecer a economia. Estamos avançando e esta agenda é mais um passo nessa direção”, destacou a presidente da Anac, Waleska Bezerra.

Presidente da Anac, Waleska Bezerra destacou aumento no volume de exportações. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Na avalição do vice-presidente do Legislativo acreano e um dos incentivadores do fortalecimento da integração comercial acreana com o exterior, o deputado Luiz Gonzaga afirmou: “Há discussões com o governo federal, para que a gente possa agilizar essa integração, e essa é a nossa luta. Muito feliz com a decisão do governador Gladson Camelí, de trabalhar por isso. Todos os secretários envolvidos estão trabalhando muito a pedido do governador, e o que a gente quer, o governador quer e nós queremos é ver o Acre crescer, prosperar e gerar mais, melhores condições de vida para o nosso povo”.

Na avaliação de organizadores e parcerios, evento alcançou objetivo. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Ainda de acordo com o deputado, o próximo passo é a realização de encontros com foco na promoção de novos negócios para o estado. “Nós temos encontros aqui no Acre, convidando, inclusive, o presidente do Congresso peruano, que já se comprometeu em trazer os ministros que forem necessários para facilitar essa integração comercial entre o Brasil e o Peru, e um encontro também em Cruzeiro do Sul e Porto Maldonado, como em Ucayali”, relatou.

Audiência pública discute logística para integração internacional e fortalecimento do comércio exterior acreano appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Prefeito Jerry Correia avança em parceria para construção de nova escola estadual em Assis Brasil

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (21), na...

Prefeito Jerry Correia participa do I Encontro Estadual do SUAS

Na manhã desta sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025,...

Prefeito de Rio Branco recebe visita do deputado federal Coronel Ulysses Araújo e anuncia inauguração de obras

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu nesta...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo