O Banco Central (BC) apoia escolas públicas e privadas no ensino de educação financeira em sala de aula por meio do Aprender Valor. Ano passado, cerca de 25 mil escolas de todo o país participaram do programa.
É simples fazer parte do Aprender Valor. Qualquer educador pode se cadastrar gratuitamente na plataforma e ter acesso a todo o conteúdo oferecido. Ao se cadastrar, caso o educador também seja diretor escolar, a escola que representa será automaticamente incluída no programa e poderá concorrer a prêmios destinados às mais engajadas. As inscrições ficam abertas o ano todo. No entanto, o cadastro logo no primeiro trimestre favorece o aproveitamento de todos os conteúdos ao longo do ano letivo.
O cadastro no programa garante acesso a quatro cursos on-line voltados à formação de professores e gestores, incluindo um sobre Educação Financeira Pessoal. Além disso, estão disponíveis 68 projetos escolares com aulas prontas para aplicação em sala e dois testes anuais para avaliação do letramento financeiro dos estudantes.
PLA- POU- CRÉ
Essas sílabas, que travam a língua se ditas em voz alta, representam os três pilares do Aprender Valor: PLAnejar o uso de recursos; POUpar ativamente; e usar o CRÉdito de forma responsável. Com atividades lúdicas e criativas sobre finanças, o programa contribui para criar hábitos de planejar gastos, poupar e tomar as melhores decisões no uso do crédito para realizar sonhos e não se endividar excessivamente.
“O conteúdo é apresentado de forma transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, como propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC)”, disse
Ana Márcia Fonseca, chefe da Divisão de Educação Financeira, do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do BC.
Escolas de 3.447 municípios já participam do programa. As que mais utilizam os recursos educacionais oferecidos concorrem à premiação anual de destaques do Aprender Valor, com direito a prêmio em dinheiro, troféus e certificados de reconhecimento, patrocinados pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). O evento para a premiação dos destaques de 2024 será realizado este ano.
Uso Individual ou em Pequenos Grupos
Pais que optaram pelo ensino doméstico, os homeschoolers, e o público em geral podem acessar os documentos do Aprender Valor diretamente. Com uma conta gov.br nível prata ou ouro, é possível realizar o cadastro na plataforma, selecionando, no preenchimento dos dados profissionais, a opção “Atividade não ligada à educação”.
Servidores do BC
Os servidores do BC têm papel relevante no programa. Os voluntários integrantes da Rede de Colaboradores em Educação Financeira apoiam a revisão dos projetos escolares e da matriz de competências, e participam de eventos de articulação com a área de educação. A participação dos servidores garante a qualidade dos conteúdos e a representação institucional, quando necessária. Além disso, qualquer servidor pode ajudar na divulgação do programa, especialmente nas escolas em que seus filhos estejam matriculados.
![](https://i0.wp.com/cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/localimages/aprender_valor_NL.jpg67aeab828e751.jpg?w=696&ssl=1)
Aprender Valor 2025
O ano de 2025 trará novidades. Entre elas, uma nova matriz de competências de Educação Financeira, que devem ser desenvolvidas pelos estudantes do ensino fundamental.
Também serão divulgados tutoriais da nova plataforma, lançada em 2024, mais fácil de navegar que a anterior. Novos testes de letramento financeiro ficarão disponíveis em fevereiro.
Escolas e educadores interessados em conhecer o programa e as novidades para 2025 podem participar de evento on-line que será realizado no Canal do BC no YouTube, em 7 de fevereiro, às 10h30.
Mais informações sobre o Aprender Valor
Site oficial: https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor.
Playlist de vídeos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLhqfgkxuHXh6vzGUwl0dkr0mjYDc-AuCk.