terça-feira, 25 fevereiro, 2025
31.3 C
Rio Branco

Ao lado de conselheiros tutelares de todo o estado, vice-governadora Mailza participa de curso de formação para proteção à criança e adolescente

Conselheiros tutelares e de direitos humanos que atuam nos 22 municípios do Acre participaram, na manhã desta terça-feira, 25, da abertura do curso de formação da Escola de Conselhos do Acre – Módulo I: “Direitos Humanos e a doutrina da proteção integral à criança e ao adolescente”.

Junto com conselheiros de todo o estado, vice-governadora participou da aula inaugural do curso de formação. Foto: Neto Lucena/Secom

A formação segue até a quinta-feira, 27, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), de forma presencial e online, para possibilitar que todos os profissionais do interior também participem.

Curso contribuiu para a atualização dos profissionais da área de atendimento a menores de idade. Foto: Neto Lucena/Secom

Dividido em três módulos, terá continuidade em março e abril para um público estimado em 375 participantes. O objetivo é capacitar os profissionais, além de agentes do Sistema de Garantias de Direitos do Adolescente (SGDCA), para atuarem na área dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A vice-governadora e também titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos (SEASDH), Mailza Assis, participou da aula inaugural.

“Agradecemos a participação de todos que vieram do interior, nossos parceiros e todos os envolvidos nessa missão. Vemos um compromisso conjunto entre o governo do Estado, conselhos e todo esse conjunto de pessoas que estão, no dia a dia, lutando por essa causa: a proteção das nossas crianças e adolescentes”, disse.

Vice-governadora, que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, relembrou que o Acre criou um orçamento próprio para políticas de proteção às crianças e adolescentes. Foto: Neto Lucena/Secom

Na ocasião, ela relembrou o compromisso do governo do Acre ao criar o comitê do Orçamento da Criança e Adolescente (Ocad), o qual ela preside e ao qual destina recursos para políticas da criança e adolescente. “Um marco no fortalecimento da rede de proteção”, destacou a gestora.

O conselheiro tutelar Cássio Lima mora em Porto Walter e veio para a formação. Para ele, o curso permite aumentar o potencial dos conselheiros tutelares de todo o estado na entrega de resultados.

Cássio Lima veio de Porto Walter para a formação. Foto: Neto Lucena/Secom

“Além de ser uma formação continuada, nos qualifica, permite interação, troca de experiências e novos aprendizados para atuação envolvendo crianças e adolescentes em violações de direitos, permitindo que a gente se torne pontes nos nossos municípios para compartilhamentos desse conhecimentos adquiridos”, relatou.

João Lima, presidente da Escola de Conselhos do Acre, agradeceu os parceiros e enfatizou que a capacitação de quem trabalha com os direitos das crianças e dos adolescentes deve ser constante.

“Graças ao esforço de muita gente, em especial à Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros do Acre, a Ascontac, estamos aqui para três dias de atividades por uma causa que é de todos: proteger as crianças e adolescentes. Precisamos ter na rede profissionais capacitados para lidar com as demandas da área”, destacou.

Presidente da Escola de Conselhos do Acre disse que parcerias garantem proteção das crianças no estado. Neto Lucena/Secom

Ao longo da aula inaugural, foram discutidos temas como a conquista dos Direitos Humanos, Cidadania e Democracia no Brasil, Constituição Federal de 1988 e as legislações protetivas dos direitos humanos de crianças e adolescentes, além da história social e concepções de infância e adolescência no Brasil.

A estrutura metodológica do curso e a plataforma em que ocorrerão as aulas online para o interior também foram apresentadas aos participantes.

Realizado pela Escola de Conselhos do Acre (Ecac), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Ministério Público, Tribunal de Justiça e Ufac, o curso conta com o apoio financeiro do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA).

Acesse a programação completa aqui:

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS:AS DE DIREITO, CONSELHEIROS:AS TUTELARES E PROFISSIONAIS DO SGDCA

 

The post Ao lado de conselheiros tutelares de todo o estado, vice-governadora Mailza participa de curso de formação para proteção à criança e adolescente appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Equipes técnicas da Repac e CGU debatem boas práticas na administração pública

Servidores da Representação do Governo do Acre em Brasília...

Governo do Acre investe em mobiliário da indústria acreana para a nova sede do Procon

O governo do Acre, por meio do Programa de...

Polícia Civil do Acre recebe representantes da Embaixada dos EUA para reforçar cooperação internacional

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre (PCAC), Dr....

ONU alerta para aumento “substancial” em execuções da pena de morte no mundo

Esforços para erradicar a prática foram debatidos, nesta terça-feira,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo