O tenista alemão Alexander Zverev garantiu sua vaga nas semifinais do Aberto da Austrália, o primeiro dos quatro grandes torneios da temporada, após a desistência do sérvio Novak Djokovic nesta terça-feira (data local).
Djokovic, que participava de sua 50ª semifinal em torneios de Grand Slam, já havia demonstrado sinais de desconforto físico durante o primeiro set, que durou uma hora e 21 minutos. Zverev, atual número dois do mundo, venceu o set inicial em um disputado tie-break, por 7-6 (7-5). Este foi o primeiro triunfo do alemão sobre Djokovic, número sete do ranking, em torneios de Grand Slam.
Após a conclusão do primeiro set, Djokovic, recordista com 24 títulos de Grand Slam e 10 conquistas no Aberto da Austrália, dirigiu-se ao centro da quadra para cumprimentar Zverev. Em seguida, anunciou sua desistência do confronto, encerrando a partida.
Com a vitória, Zverev chega pela terceira vez a uma final de Grand Slam, tendo sido vice-campeão em Roland Garros (2024) e no US Open (2020).
Na decisão, o alemão enfrentará o vencedor da outra semifinal, que será disputada entre o italiano Jannik Sinner, atual número um do mundo, e o norte-americano Ben Shelton, de 22 anos e 20º colocado no ranking da ATP.