Treinamento de servidores para emergências e calamidades amplia conhecimento sobre plataforma federal de alertas públicos

O segundo dia de qualificação do grupo de trabalho para emergências e calamidades promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), no auditório da Federação do Comércio, em Rio Branco, ampliou conhecimentos sobre a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). A ferramenta do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), operada por defesas civis de todo o Brasil, é utilizada para que mais pessoas recebam alertas de desastres e possam adotar medidas de autoproteção.

Mais de 400 servidores estão sendo qualificados nos três dias de curso, em forma presencial e transmissão ao vivo. Foto: Jairo Carioca

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, informou que o instrumento faz parte da estruturação do órgão no estado. A nova plataforma passará informações para populações em áreas de risco de acordo com o monitoramento dos eventos extremos: “Se estiver na eminência de acontecer um evento extremo, por exemplo, às margens do Igarapé São Francisco, se as informações alertarem para inundação nos mais de 30 bairros de riscos de enxurradas, um alerta será disparado para todos os celulares como perigo eminente”.

De acordo com Batista, por determinação da vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, um diálogo está sendo mantido com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para que o sistema seja implantado ainda este ano. “Para isso será formulada uma parceria com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental. Queremos implantá-lo o mais rápido possível, porque o desastre não escolhe dia do ano e muito menos horário”, alertou o coordenador.

Defesa Civil Estadual é orgão parceiro no treinamento de servidores. Programa será ampliado para municípios do interior. Foto: Jairo Carioca

Programação

Além do novo sistema de monitoramento, os servidores foram qualificados nesta quinta-feira, 30, sobre a Política de Assistência Social, o Serviço de Proteção Social em Situação de Calamidade Públicas e Emergências, Proteção Social Básica, Benefícios Eventuais nas situações de emergência, Cadastro único, benefícios e transferência de renda em situação de emergência e calamidades, abordagem e acolhimento de usuários em situações emergenciais e desastres com recorte aos povos tradicionais.

A chefe de gabinete da SEASDH, Sandra Amorim, afirmou que mais de 400 servidores estão sendo qualificados de maneira presencial e por meio da transmissão ao vivo das palestras. O treinamento se encerra nesta sexta-feira.

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