A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC) ganhou destaque nacional com o projeto “Florescendo em Paz”, que foi avaliado como o segundo melhor projeto do Brasil para a captação de recursos do Fundo ONU-Brasil, em parceria com o governo do Canadá. Este reconhecimento é um marco significativo para a segurança pública do estado, simbolizando um avanço na busca por soluções sustentáveis e eficazes para os desafios enfrentados pela sociedade acreana.
O projeto foi submetido ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal com o objetivo de captar C$ 3.000.000,00 (três milhões de dólares canadenses), equivalente a aproximadamente R$ 12.880.000,00 (doze milhões e oitocentos e oitenta mil reais). Essa quantia é essencial para financiar iniciativas que visam a segurança pública e o desenvolvimento sustentável na região.
Para o secretário de Segurança Pública do Acre em exercício, coronel Evandro Bezerra, o projeto representa um passo significativo para a pasta, reforçando a importância de iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, e o compromisso do Estado em buscar soluções inovadoras e eficazes para os desafios que enfrenta. “O reconhecimento como o segundo melhor projeto nacional reflete o compromisso da secretaria em lançar novos horizontes na segurança pública, buscando recursos internacionais para promover um futuro mais equilibrado, tecnológico e inovador”, disse.
Atualmente, a Sejusp/AC está finalizando os ajustes necessários junto à Consultoria da ONU antes da submissão formal do projeto ao Comitê Diretivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. A primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Lya Júlia de Oliveira, que sistematizou o projeto em parceria com as polícias Militar e Civil, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), o Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), o Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Programa Acre pela vida, explica que a votação que escolherá os projetos a serem financiados será realizada pelos governadores da Amazônia Legal, que selecionarão de duas a três propostas entre as quatro aprovadas. “Sistematizamos e filtramos as necessidades demandadas por todas as instituições para a composição de um projeto único e alinhado, adicionando os índices necessários à vertente prioritária de igualdade de gênero e vulnerabilidade social nos resultados pretendidos e correlacionados ao orçamento detalhado do projeto”, explicou.
Conheça o projeto “Florescendo em Paz”
O projeto “Florescendo em Paz” tem como foco principal o investimento em comunidades vulneráveis, incluindo populações tradicionais, como povos originários, ribeirinhos e extrativistas. Além disso, o projeto prioriza a reinserção social de indivíduos marginalizados e, especialmente, o empoderamento de mulheres e meninas que enfrentam desigualdades. A proposta se baseia em três eixos fundamentais:
- Políticas sociais de igualdade de gênero: promover a conscientização e a criação de oportunidades de renda digna.
- Mitigação de desastres naturais: implementar ações preventivas e de enfrentamento direto a desastres que afetam a população.
- Redução de ilícitos ambientais e tráfico humano: combater a escravidão sexual e o trabalho forçado, especialmente de mulheres e meninas.
The post Segurança Pública do Acre se destaca com segundo melhor projeto do país para a captação de recursos do Fundo ONU-Brasil, em parceria com o governo do Canadá appeared first on Noticias do Acre.