O prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene e o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, anunciaram, nesta quinta-feira (9), a possibilidade de decretar situação de Emergência em razão do aumento de casos de dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo o prefeito em exercício, todo o cenário de casos e emergências nas unidades de saúde serão avaliados para analisar a possibilidade de decreto municipal.
“A sequência de monitoramento desses índices vetoriais do controle do vetor, no caso das larvas, hoje, pelo número comparado ao ano passado, já se compara uma situação de emergência. Porém, a gente está fechando todos esses dados para que, nos próximos dias, próximas horas, a gente possa fazer o decreto de situação de emergência. Isso com todos os dados compilados através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente no setor de vigilância epidemiológica”, informou Alysson.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Rennan Biths, a medida é baseada no crescimento alarmante das arboviroses na capital, agravado pelo período de chuvas. Segundo ele, houve um aumento de aproximadamente 300% nas notificações de dengue entre novembro e dezembro. Em dezembro, foram registradas 2.057 notificações, com 240 casos confirmados.
“Nós temos hoje o funcionamento das nossas unidades, especialmente a todas as Uraps, como referência para o atendimento desses casos, que estão funcionando de forma ordinária das 7h às 17h e nos sábados, excepcionalmente, das 7h às 13h. Então a partir desse momento, a partir do monitoramento desses parâmetros, nós entendemos que, nessa situação de demanda, que a gente reorganize o nosso sistema de atendimento para poder ampliar a nossa capacidade de atendimento nas unidades e, assim, conseguir atender toda a população, todo cidadão que tem procurado nossa rede de atendimento para lidar com os sintomas referentes a essa questão da arborirose e também da Covid, que é algo que nós estamos ainda convivendo, com números muito elevados. Estamos num momento de transição”, destacou.
O prefeito disse ainda que Rio Branco receberá 8 mil das 15 mil doses da vacina contra a Covid-19 enviadas pelo governo, destinadas a grupos prioritários. As ações preventivas nos bairros também irão intensificar.
” O prefeito Tião Bocalom, desde Dezembro, já lançou um mutirão de limpeza na cidade para remover entulhos, justamente pensando já nessa sanzonalidade que envolve esse período das chuvas, para combater essas doenças nesse período, como dengue, Chikungunya. A gente vai continuar reforçando as equipes também e continuando monitorando, através da Secretaria Municipal de Saúde”, concluiu.