Por Beatriz Oliveira
Durante todo o mês de janeiro, período em que muitas pessoas estão de férias, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realiza o projeto Detran nas Férias, que leva atividades de orientação aos principais parques e praças de Rio Branco, com foco na promoção de um trânsito mais seguro.
Com a iniciativa, os orientadores de trânsito da instituição aproveitam o grande fluxo de pedestres e ciclistas que se concentram nesses espaços públicos e disseminam informações sobre a utilização correta e segura das vias, bem como a importância do uso da faixa de pedestres no momento da travessia, entre outros pontos.
Na primeira semana de realização do projeto, a equipe do Detran esteve no Horto Florestal, Lago do Amor, Ipê e nas proximidades do Palácio Rio Branco, no centro da capital, alcançando aproximadamente duas mil pessoas.
Após realizar sua caminhada matinal, o autônomo Antônio Carlos de Oliveira foi orientado por um dos educadores do Detran e parabenizou a iniciativa. ‘‘Se a gente tivesse essa mente voltada para o preventivo, evitaria muitas situações piores; essa questão educacional é muito importante, a gente precisa ser orientado mesmo”, enfatizou.
“Os pedestres e ciclistas são os mais vulneráveis no trânsito, por isso precisam ter atitudes que protejam a vida. Aqui no Parque Ipê, por exemplo, os pedestres devem utilizar as vias para pedestres, assim como o cliclista deve transitar na ciclovia e sempre utilizar os equipamentos de segurança, como capacete e joelheiras, além de ter atenção redobrada nos momentos de travessia’’, destaca a coordenadora de Educação do Detran, Cléia Machado.
O Detran nas Férias segue por todo o mês. Nas próximas semanas, a equipe de orientadores do Detran levará a ação educativa ao Horto Florestal, Parque Chico Mendes, Senadinho, Palácio, Novo Mercado Velho, Praça da República, Lago do Amor e Ipê, além de visitar o comércio do centro da capital.
Projeto Detran nas Férias leva orientações para pedestres e ciclistas em locais de lazer de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.