terça-feira, 14 janeiro, 2025
28.3 C
Rio Branco

Prefeitura de Rio Branco investe na reforma de Casas de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está promovendo melhorias estruturais em seus dois espaços de acolhimento institucional destinados a crianças e adolescentes.

A reforma da Casa de Acolhimento Sol Nascente foi concluída, enquanto as obras na Casa Maria Tapajós seguem em andamento. O objetivo é garantir ambientes mais adequados ao desenvolvimento e bem-estar dos acolhidos.

O investimento total nas reformas das Casas Sol Nascente e Maria Tapajós é de R$ 343.632,16, provenientes de emenda parlamentar. Nessa segunda-feira (13), o secretário João Marcos Luz visitou as unidades para acompanhar de perto os avanços, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Tião Bocalom em assegurar um atendimento de excelência.

“Visitei as duas unidades ao lado da equipe responsável para verificar os avanços no Maria Tapajós e avaliar como ficou a reforma do Sol Nascente. O objetivo é oferecer atendimento digno e de qualidade. A Casa Sol Nascente, por exemplo, já está totalmente reformada e funcionando plenamente, com um ambiente muito mais adequado. A gestão do prefeito Tião Bocalom tem um compromisso especial com as crianças e adolescentes, e estamos trabalhando para garantir o maior bem-estar possível a todos eles”, afirmou o secretário.

A Casa Sol Nascente, que acolhe crianças e adolescentes do sexo masculino, passou por uma reestruturação completa. Agora, conta com quartos mais amplos e confortáveis, uma sala de estar, cozinha equipada, banheiros acessíveis, enfermaria e sala de convivência. Além disso, foi construída uma quadra de areia para lazer e atividades esportivas dos acolhidos.

“Essa unidade nunca teve uma estrutura tão adequada. Os garotos agora vivem em um espaço mais confortável e seguro. A reforma representa mais do que melhorias físicas, é um reflexo do compromisso com um atendimento humanizado e digno, proporcionando um ambiente acolhedor que estimula melhores oportunidades para o futuro”, destacou João Marcos Luz.

Já a Casa Maria Tapajós, que atende meninas, está em fase de modernização. As obras incluem a ampliação dos dormitórios, refeitório e cozinha, além da implantação de acessibilidade, recuperação do piso, paredes, forro, parte elétrica e outras melhorias. A previsão de entrega é abril deste ano.

O papel das Casas de Acolhimento

Localizadas no Parque do Tucumã, as Casas de Acolhimento Maria Tapajós e Sol Nascente integram a proteção social especial. Elas acolhem crianças e adolescentes de até 18 anos que foram afastados de suas famílias por medidas protetivas devido a violações de direitos, como abandono, negligência ou violência, ou pela impossibilidade de cuidados familiares.

As unidades contam com equipes técnicas compostas por assistentes sociais, psicólogos, educadores e cuidadores. O objetivo é oferecer um ambiente seguro, digno e estruturado, onde os acolhidos possam superar adversidades e construir um futuro melhor.
















Mais Lidas

Expoacre pode ter show de Jorge e Mateus em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou nesta terça-feira, 14,...

Casa da União de Cruzeiro do Sul realiza ação solidária no Centro de Recuperação Casa Reviver

Na segunda quinzena do mês de dezembro de 2024,...

Governador visita prefeito em exercício de Rio Branco e reforça parceria das gestões 

O governador Gladson Cameli fez uma visita ao prefeito...

Nota de pesar pelo falecimento de Benedito de Lira

Expresso meus mais profundos sentimentos ao deputado Arthur Lira...

Estudante indígena do Acre alcança 920 pontos no Enem 2024 e inspira comunidade

A estudante Tayla Paulino Sales Kaxinawá, da Escola Estadual...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo