domingo, 26 janeiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

Prefeitura de Rio Branco decreta Estado de Emergência devido ao aumento de casos de arboviroses

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, assinaram, na tarde dessa quinta-feira (23), um decreto de emergência no município em razão do aumento da proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras arbovirores. A medida visa agilizar ações de combate à doença, incluindo a contratação de profissionais, serviços e produtos.

Bocalom: “O que a gente pede é que cada pessoa que tem o seu terreno baldio, continue nos ajudando” (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com o prefeito, a cidade enfrenta um momento delicado, semelhante ao de 2021, quando a dengue provocou três mortes na capital. Ele afirmou que, naquela época, além da covid-19, a dengue também foi responsável por óbitos na cidade. O gestor solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dados técnicos que foram apresentados e mostraram a gravidade da situação. Com isso, a prefeitura tomou a providência de decretar a emergência. A medida entra em vigor, nesta quinta-feira, e tem três meses de validade, podendo ser prorrogada por mais três meses, caso haja necessidade.

Além disso, a gestão municipal destacou a importância da conscientização da população em relação aos terrenos baldios, que ultrapassam 20 mil na capital. O prefeito apelou para que os proprietários mantenham esses espaços limpos, visto que eles se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti, especialmente neste período chuvoso.

“Na realidade, o que a gente pede é que cada pessoa que tem o seu terreno baldio, por favor, continue nos ajudando. A partir deste ano, nós vamos implementar uma nova política de controle para esses terrenos baldios aqui em Rio Branco. São locais propícios, evidentemente, para o desenvolvimento do mosquito da dengue”, destacou o prefeito.

Rennan: “Só na última semana foram registradas mais de 400 notificações” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo dados da Secretaria de Saúde, só na última semana foram registradas mais de 400 notificações, totalizando cerca de 800 nos últimos 15 dias. Segundo o secretário de Saúde do município, Rennan Biths, a confirmação dos casos depende de exames laboratoriais, que possuem um intervalo de tempo entre a coleta e a liberação do resultado, dificultando a consolidação imediata dos dados.

“Neste ano, como estamos iniciando agora, ainda não conseguimos finalizar os dados, porque a gente finaliza com a conclusão de um período que, no caso, é o mês. Então, como ainda não finalizamos o mês, não temos esses dados consolidados”, explicou Biths.





Mais Lidas

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

 Imagem: Rede Social Por Gontran Neto   FISCAIS E POLÍCIA Em Cruzeiro do Sul, um...

Com apenas uma balsa, veículos chegam a esperar 4 horas por travessia no Rio Caeté

Um pesadelo. É o que estão enfrentando os motoristas...

Tarauacá terá show de Wanderley Andrade após sete anos sem carnaval

Após um longo período sem eventos carnavalescos organizados pela...

Lotérica em Tarauacá foi alvo de assalto, e aproximadamente R$ 17 mil foram subtraídos durante a ação

No final da tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro,...

Colisão entre carro e moto deixa jovens em estado grave em Porto Acre

Dois adolescentes ficaram gravemente feridos na tarde deste sábado...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo