Prefeitos discutem cooperação técnica para elaboração de Plano Diretor em Porto Acre

O prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene, recebeu nesta segunda-feira (13), a visita do prefeito de Porto Acre, Máximo Costa (PP), acompanhado de sua equipe técnica. O encontro teve como principal objetivo o estabelecimento de um termo de cooperação técnica entre os dois municípios, visando à elaboração do primeiro Plano Diretor de Porto Acre.

Alysson: A gente unindo força, a gente melhora a vida das pessoas cada vez mais” (Foto: Val Fernandes/Secom)

“O desejo do nosso prefeito Tião Bocalom, também, enquanto presidente da Amac é aproximar esses municípios, principalmente os municípios vizinhos. A gente unindo força, a gente melhora a vida das pessoas cada vez mais”, informou Alysson Bestene.

O prefeito de Porto Acre, destacou a importância da parceria entre as cidades vizinhas, especialmente pela proximidade geográfica que favorece as relações financeiras, comerciais e sociais. O prefeito ressaltou que a implementação do Plano Diretor em Porto Acre é uma necessidade urgente para organizar o município, captar recursos e viabilizar projetos como a construção de casas populares.

“O plano diretor é uma pauta emergencial para que a gente possa estar buscando recursos, buscando casas populares, organizando o nosso município e Rio Branco está na fase final de uma reformulação do seu plano diretor. Nós viemos, então, pedir uma cooperação técnica para capacitar a nossa equipe, para que a gente possa também alcançar, chegar nesse entendimento com a nossa comunidade”, explicou o prefeito Máximo Costa.

Máximo: “Nós viemos, pedir uma cooperação técnica para capacitar a nossa equipe” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Além do Plano Diretor, outro ponto abordado no encontro foi a0 gestão de resíduos sólidos. Máximo Costa demonstrou interesse em iniciar a coleta de lixo da região do Caquetá, em Porto Acre e transportá-la para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) de Rio Branco.

“Nós estamos buscando a possibilidade de uma região nossa que é na BR-317, que é a região do Caquetá, está próximo da Utre, a gente começar já a fazer essa coleta do Caquetá já para trazer para a Utre. Então, vim também vê com o nosso prefeito, a possibilidade de como a gente fazer, já de início agora, principalmente por causa das doenças invernosas, como a Dengue que nós temos”, destacou.

O prefeito Alysson Bestene, falou da importância da cooperação entre os municípios e falou do papel da capital como referência em diversas áreas.

“Com a nossa equipe técnica, pretendemos aproximar isso tudo para atender os munícipes, não somente em Porto Acre, mas também aqui de Rio Branco, com algumas práticas que eles possam ter lá. A gente tem buscado sempre essas boas relações. Eu tenho certeza que quem ganha somos todos nós”, concluiu.