terça-feira, 7 janeiro, 2025
24.3 C
Rio Branco

Prefeito decreta situação de emergência na ETA I para evitar colapso no abastecimento de água na cidade

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, reuniu a imprensa, nesta quinta-feira (02), para declarar situação de emergência na área onde está localizada a captação de água da Estação de Tratamento ETA I. A estação é responsável pelo abastecimento de cerca de 40% dos domicílios da capital.

Bocalom: “Medida foi tomada com base no parecer técnico da Defesa Civil” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo o prefeito, a medida foi tomada com base no parecer técnico da Defesa Civil, que apontou avanço da erosão fluvial na margem do Rio Acre, comprometendo a estrutura da estação de tratamento.

“A gente tem que fazer o decreto de emergência para que a gente possa tentar buscar recursos fora, do Ministério. A ETA 2, nós já conseguimos o recurso e agora tem o decreto de emergência da ETA 1. Quero anunciar aqui também que na semana passada já tivemos uma conversa com o governador Gladson Cameli, a equipe técnica dele, planejamento, as secretarias afins, porque nós precisamos resolver também o problema da ETA 1. Graças a Deus que o Governo do Estado tem ainda um recurso antigo que era para execução dessa área de saneamento básico e também já direcionada também lá para a ETA e que esse recurso está em conta e faltava algumas prestações de contas antigas ainda que precisava acabar de ser resolvida. O governo resolveu e agora tem um recurso já para a gente começar a recuperar a ETA. Basta que a gente tenha prazos agora. Por isso o decreto foi feito rapidamente”, explicou o prefeito.

Falcão: “Nossa preocupação é com a elevação e retração do rio Acre” (Foto: Val ernandes/Assecom)

O decreto segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. A grande preocupação dos gestores e da defesa civil, é com a elevação e retração do rio Acre, que movimenta o solo da região, comprometendo a estrutura da ETA, podendo levar ao colapso do sistema de abastecimento pela estação de tratamento.

“A partir do dia 16 de dezembro, onde se intensificaram mais as chuvas e também pela saturação do solo, fez com que tivesse uma evolução maior na erosão ali na ETA 1. Então tem a ver, e uma das grandes preocupações nossas é justamente porque o rio tende a aumentar, a alcançar a torre de captação e vai ter posteriormente uma vazante. A vazante vai sempre comprometer a questão de erosões aumentando”, destacou o coordenador municipal de Defesa Civil, cel Cláudio Falcão.

Enoque: “A gente está lutando contra o tempo”  (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo o diretor presidente do Saerb, Enoque Pereira, com a emergência decretada, a prefeitura espera agilizar ações para conter a erosão e evitar a interrupção do fornecimento de água.

“A gente está lutando contra o tempo, estamos também pensando o plano B, porque da forma que está lá, se evoluir a parte que está desbarrancano a gente vai ficar sem água de fato”, informou Enoque.

Mais Lidas

Andrea Beltrão exalta Fernanda Torres após prêmio no Globo de Ouro

A atriz Andrea Beltrão, que protagonizou a série “Tapas...

Karol Conká aparece nos bastidores das gravações das Bodas de Prata do bbb25

Karol Conká surgiu nos bastidores das gravações da sua...

Goleada de mão cheia confirma Palmeiras na segunda fase da Copinha

Sem precisar fazer muita força, e aproveitando bem as...

Ex-capitão do Santos, Alison fecha com o Londrina

Ex-capitão do Santos e vice-campeão da Libertadores de 2020...

Pouco criativo, Athletico bate Mazagão e confirma vaga no mata-mata

O Furacão comandou completamente o confronto frente ao Mazagão,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo