Prefeito de Rio Branco prestigia posse da nova Defensora Pública Geral do Acre, Juliana Marques

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou da cerimônia de posse da nova Defensora Pública Geral do Acre, Juliana Marques, que assume o cargo em sucessão a Simone Santiago. A ex-defensora destacou os desafios e conquistas de sua gestão ao longo dos últimos quatro anos. Segundo ela, um dos maiores avanços foi a expansão do número de defensores públicos no interior do estado, passando de apenas quatro para 22, o que possibilitou maior acesso à justiça para comunidades mais distantes.

“Hoje é um dia muito feliz, de muita gratidão a Deus, porque cumprindo hoje, fechando o ciclo de dois mandatos a frente da Defensoria Pública. São quatro anos de trabalho intenso”

O prefeito da capital ressaltou a trajetória de Juliana Marques, que iniciou sua carreira na Defensoria Pública, em Acrelândia. O prefeito, que também tem ligação com o município, demonstrou orgulho ao vê-la assumir a liderança da instituição. Ele elogiou o trabalho realizado por Simone Santiago e enfatizou a importância da Defensoria Pública no fortalecimento da dignidade da população, especialmente daqueles que não têm condições de pagar por assistência jurídica.

“É um orgulho para mim que sou de Acrelândia e que a primeira Defensoria dela foi exatamente em Acrelândia. Então, hoje ela se tornara a Defensora Geral, é muito importante. E também, quero dizer que o desafio dela não é pequeno. Porque ela sucede também uma pequena grande Defensora, a nossa querida doutora Simone. A doutora Simone escreveu a sua história dentro da Defensoria, que dificilmente será superada por outro. Em apenas quatro anos ela conseguiu cumprir uma determinação nacional. Onde ela conseguiu colocar em cada município, no mais distante que o Jordão, Santa Rosa, Porto Valter, Thaumaturgo. Municípios que a gente considera isolados, porque não tem via terrestre para chegar lá, em todos esses municípios ela conseguiu colocar o defensor”, enfatizou o prefeito.

Juliana Marques, agora à frente da Defensoria Pública do Acre, afirmou estar preparada para os desafios do novo cargo. Ela ingressou na instituição em 2007 e destacou que sua gestão será pautada na continuidade da expansão e no fortalecimento dos serviços prestados à população. A nova defensora Pública-Geral enfatizou que pretende consolidar os avanços recentes, ampliar o número de unidades e aprimorar os atendimentos, especialmente no interior do estado.

“A defensoria está numa fase de grande expansão. Então eu pretendo solidificar os grandes avanços conquistados nos últimos anos, também expandindo com novas unidades, com mais atendimentos e também inovando para poder atender mais e melhor a população”, informou a nova defensora pública geral.