quinta-feira, 23 janeiro, 2025
28.3 C
Rio Branco

Ministério da Saúde reforça o direito ao acesso à prevenção combinada em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti

Nos dias 26 e 27 de janeiro, gestores e técnicos do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (Dathi/SVSA/ MS) participarão das atividades da Segunda Marsha Trans Brasil e do Segundo Seminário Nacional de Visibilidade Trans em Brasília.

No primeiro evento, técnicos das coordenações do Departamento estarão no estande do Ministério da Saúde e atuarão na distribuição de insumos de prevenção como preservativos internos e externos, sachês de gel lubrificante, autotestes para HIV e materiais informativos.

A Marsha Trans é uma organização de movimentos sociais dos direitos das pessoas trans, como a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra). A mobilização é realizada em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans – celebrado em 29 de janeiro – e tem como objetivo pautar a garantia de direitos da população trans. A grafia do nome do evento faz referência à ativista trans negra Marsha P. Johnson, figura proeminente da luta pelos direitos LGBTQIA+ durante os anos 1960 e 1970.

Já o Seminário Nacional de Visibilidade Trans, é organizado pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O evento destacará o Guia para Oferta de Prevenção Combinada ao HIV, com Foco em PrEP e PEP, para Pessoas Trans, Travestis e Não Binárias, apelidado como Guia Pop Trans pelo Dathi/SVSA.

Lançada no final de 2024 pelo Dathi, a publicação tem como objetivo subsidiar profissionais e gestores da saúde na implementação de estratégias de prevenção combinada ao HIV voltadas à população trans, promovendo o acesso da profilaxia em locais de fácil acesso.

Draurio Barreira, diretor do Dathi, reforça que o Guia amplia o acesso de PrEP e PEP às populações em situação de maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV. “As evidências científicas apontam que pessoas trans têm muito mais chances de se infectar pelo HIV quando comparamos com outros grupos. Esse cenário é agravado devido às barreiras de acesso muitas vezes relacionadas ao estigma e à discriminação com essa população. Assim, o Guia busca qualificar a atuação dos profissionais de saúde para enfrentar esses desafios e garantir que todas as pessoas tenham o direito à saúde integral”.

Outro destaque do Seminário será a apresentação da edição especial da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde (RESS), intitulada “20 anos da Visibilidade Trans no Brasil” pela editora-chefe e assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde da SVSA, Alícia Krüger.

A revista, destaque no Portal Scielo em 2024, conta com 30 publicações submetidas por meio de chamada aberta, grande parte com autores(as) trans. Na edição comemorativa, os manuscritos submetidos trazem diferentes abordagens metodológicas que discutem o acesso integral ao cuidado à saúde da população trans e travesti.

Webinar destaca cuidados para prevenção de HIV em população trans

Seguindo a agenda em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans e reforçando o Guia Pop Trans, o Dathi realizará o evento on-line “Do Guia, Construção e Ação: transformando diretrizes em prática de saúde”, no dia 5 de fevereiro.

Voltado a profissionais de saúde, gestores públicos e representantes de movimentos sociais dos direitos das pessoas trans, o webinar apresentará as diretrizes práticas do Guia, com exemplos de implementações bem sucedidas.

A transmissão contará com palestras da consultora técnica da Coordenação-Geral de Vigilância de HIV e Aids (CGHA/Dathi), Aline Pilon; Débora Castanheira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Thenessi Freitas Mata, coordenadora de Saúde LGBT de Niterói-RJ; e, Natasha Wonderfull da Silva, integrante da Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas (Actrans) e afiliada ao Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans). “Fortalecer a luta por equidade e inclusão na saúde é fundamental para nós. Por isso, eventos como esse reforçam as redes de apoio e promovem maior engajamento e colaboração”, afirma o diretor do Dathi, Draurio Barreira.

 

Junio Silva e Ádria Albarado

Ministério da Saúde

Mais Lidas

Prefeitura de Rio Branco entrega caminhonete para reforçar ações sociais na capital

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria...

Bolsonaro fala em Michelle candidata em 2026 e plano de assumir Casa Civil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu a possibilidade de...

Última nota mil do AC no Enem saiu da PM e se tornou médico: ‘No aguardo para passar o cinturão’

O ano era 2018 e o então estudante Marcos Paulo...

Velloso destina mais de R$ 600 mil para saúde e produção rural em Marechal Thaumaturgo

O município de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo