Aos 34 anos, o ginasta e medalhista olímpico Arthur Zanetti anunciou sua aposentadoria do esporte neste domingo (12/1). O atleta levou medalha de ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, além de conquistar a prata no Rio em 2016. De acordo com Zanetti, a carreira competitiva foi encerrada para ir atrás de um novo sonho: ser treinador.
Zanetti destacou que a decisão foi difícil, mas necessária: “Por mim eu continuava muito mais tempo, mas tem que ter um bom senso, tanto da mente quanto do corpo. É difícil dar um basta nessa parte de atleta, mas o corpo tá falando e vou respeitar”, declarou ao programa “Globo Esporte”, da TV Globo.
Veja as fotos
Nascido em São Caetano do Sul, o ginasta foi pioneiro na América Latina ao conquistar o ouro nas argolas em uma Olimpíada. Ele também participou de três edições dos Jogos Olímpicos: Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Sua lista de conquistas inclui também um título mundial de 2013 e medalhas nos Jogos Pan-Americanos em 2011, 2015 e 2019.
Apesar de não ter conseguido competir por uma vaga nos últimos Jogos Olímpicos devido a uma lesão no braço esquerdo, Zanetti garantiu que continuará ativo no universo da ginástica. ” Fui convidado aqui por São Caetano para começar a dar treino para escolinha. Era um dos meus objetivos ser treinador. Vai ser uma coisa nova pra mim, estou com muito medo, mas estou muito ansioso, muito feliz por essa oportunidade”, revelou.