A Junta Comercial do Acre (Juceac) lançou nesta sexta-feira, 31, na sala de reuniões da instituição, em Rio Branco, a ferramenta digital: “Juceac na palma da mão”, o que irá possibilitar a abertura de empresas diretamente pelo WhatsApp. O lançamento foi realizado durante a plenária que é realizada, regularmente, toda sexta-feira, às 8h.
Com o novo serviço, os empresários poderão realizar a abertura de empresas de maneira totalmente digital, utilizando apenas o aplicativo de mensagens. Para utilizar o serviço, os empreendedores devem adicionar o número oficial da Juceac (68) 3223 3840 no WhatsApp, enviar a mensagem “ABRIR EMPRESA” e seguir as instruções do assistente virtual.
Todo o processo é guiado de forma intuitiva, e a documentação final é enviada diretamente no aplicativo. É importante destacar que a primeira fase da ferramenta atenderá apenas a abertura de empresas que se enquadrem nas categorias de Empresário Individual e Sociedade Limitada (LTDA) e as com as atividades econômicas de baixo risco (que não apresentam impacto no meio ambiente, saúde pública ou segurança).
De acordo com a presidente da Juceac, Nayara Honorato, atualmente há mais de 30 mil empresas ativas e constituídas no estado. Ela comemora o avanço na digitalização de todos os processos destas empresas cadastradas.
“Todos os nossos serviços são disponibilizados aos nossos usuários de maneira 100% digital. E hoje, aqui na Junta Comercial, consolidando mais um projeto de modernização, de simplificação e desburocratização do registro empresarial, nós lançamos a ferramenta ‘Juceac na palma da mão’, que nós disponibilizamos aos empresários do nosso estado, mais um canal. Eles poderão constituir suas empresas pelo WhatsApp de maneira muito simples e acessível a qualquer momento, tendo apenas o aplicativo instalado, e nós estamos felizes, porque é um marco da entrega do serviço digital para a população do estado”, ressaltou a presidente.
O novo canal de atendimento digital faz parte do Projeto Acre + Simples, que visa intensificar a modernização de todos os processos de registro empresarial e promete facilitar a integração com todos os municípios do estado, como explica Nayara: “Nós estamos ligados aos 22 municípios. Temos contato direto com os agentes de desenvolvimento, também com todos os técnicos. Hoje, 15 municípios têm a viabilidade automática, mas os 22 municípios do estado estão ligados. A Junta Comercial integra todos os órgãos licenciadores do Estado por meio do nosso portal de serviços. Os empreendedores do interior também se beneficiarão. É literalmente a gente colocar na palma da mão dos empreendedores”.
O deputado estadual Luiz Gonzaga participou da reunião e destacou a importância do novo sistema digital. “É uma ferramenta inovadora que vai facilitar em muito a abertura de empresas em nosso estado. E isso é muito bom, porque o nosso estado precisa de novas empresas pra poder gerar emprego, gerar renda. E os empresários são muito importantes para o crescimento do nosso estado. Então, a nossa Junta Comercial, a Naiara e toda a sua equipe, o governo do Estado, que tem apoiado também, estão todos de parabéns, porque quem ganha com isso é a sociedade acreana. O empresário precisa de facilidade. A burocracia tem que sair, as coisas têm que ser ágeis. E a nossa Junta Comercial, junto com o governo do Estado, está trabalhando pra isso”, destacou.
Vandré Prado, diretor de Administração e Finanças do Sebrae, participou da plenária e avaliou como positiva a parceria com a Juceac, com o lançamento da nova plataforma. “Em nome do Sebrae/Acre eu gostaria de registrar nossa satisfação, nossa alegria de fazer parte também dessa conquista da Junta Comercial, o apoio que o Sebrae teve com a Juceac. Eu acho que hoje a gente materializa aquele desafio que as instituições têm, de serem tecnológicas, de oferecerem a modernidade, a tecnologia, mas sem perder a humanidade, sem perder o acolhimento a quem precisa dos serviços”, disse.
“A Junta hoje oferece essa ferramenta tecnológica que, com certeza, vai facilitar o acesso àqueles empreendedores, aqueles que já estão com o seu empreendimento na cabeça, que precisam colocar isso no papel, na formalidade. Então, é mais uma ferramenta que vem para auxiliar a formalização dos negócios e o desenvolvimento econômico do nosso estado”, continuou.
Ediberto Gomes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, ressaltou que os contadores são grandes usuários dos sistemas da Juceac em atendimento aos seus clientes. “O Conselho de Contabilidade parabeniza a Junta, parabeniza o governo do Acre por estar realizando mais uma modernidade no sistema empresarial do nosso estado. Com certeza isso vai facilitar bastante, principalmente para nós, profissionais da contabilidade, que somos os grandes usuários do sistema, porque o empresário, antes de bater na porta da Junta, bate na porta de um escritório de contabilidade para se formalizar. E os profissionais de contabilidade que utilizam o sistema da Junta Comercial. Então, isso vai facilitar para os 22 municípios, porque nós temos profissionais nas 22 áreas do nosso estado. E, com certeza, isso é um avanço não só para o empresariado de um modo geral, mas também inclui os empresários”, pontuou Gomes.
Além dos canais digitais, a Juceac continua atuando com o atendimento presencial. “Mesmo com todos os serviços digitais, nós temos o nosso atendimento aqui na Junta Comercial. Os processos, quando são protocolados, oferecemos suporte em relação à correção ou mesmo para tirar dúvidas e fazer acompanhamento com relação a algum problema de sistema”.
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