Governo do Acre alinha plano de ação com pautas prioritárias para fortalecer o setor de logística e transportes

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) alinhou com o Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas (Setacre), um plano de ação com pautas prioritárias que visam fortalecer as empresas do ramo. O plano terá três eixos com propostas que visam a construção de um marco regulatório para incentivos e promoção dos negócios capaz de assegurar maior competitividade e capacidade de atender as demandas regionais e de países vizinhos.

Grupo de trabalho será instituido para elaborar plano de ação com metas de fortalecimento do setor. Foto: Ascom/Setacre

O encontro aconteceu na Seict, na sexta-feira, 17, reuniu cooperativas de logísticas, sindicatos das empresas, representantes de cargas frias e de passageiros por aplicativos. O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, afirmou que um Grupo de Trabalho será criado para apoiar os encaminhamentos de responsabilidade do estado.

“Essa construção será conjunta, a determinação do governador Gladson Cameli é a de cuidar da economia, de setores que geram empregos. O setor de logística e transportes é forte componente da economia, nesse sentido vamos apoiar as prioridades apresentadas para avançar”, garantiu Mesquita.

Ainda de acordo a Seict, as pautas que são de natureza federal serão articuladas junto à bancada de deputados e senadores e os ministérios do governo federal. Ele citou o Planejamento Integrado de Transportes (PIT), lançado pelo Ministério dos Transportes, uma estratégia para unir os modais do setor no Brasil.

“Com a inauguração do Porto de Chancay e a proposta de fortalecimento da Rota Quadrante Rondon, o esforço deve ser no sentido de fortalecer as políticas públicas para ampliar as oportunidades e fortalecer a logística estadual”, acrescentou o titular da Seict.

Plano de ação terá três eixos básicos e será fundamentado em marco regulatório construído de forma integrada pelo governo e empresários. Foto: Assessoria

Durante a reunião de trabalho, oito propostas foram apresentadas pelos representantes sindicais. Para a presidente do Setacre, empresária Nazaré Araújo, o encontro foi dinâmico e animou os empresários. “Temos pautas de curto, médio e longo prazo que foram assumidas pelo governo no sentido de fortalecer o setor que desempenha um papel estratégico para a economia estadual, contribuindo significativamente para a arrecadação de impostos, geração de empregos e transferência de mercadorias essenciais”, analisou a presidente.

O empresário Assem Cameli, referência em logística e transportes da região do Juruá, afirmou que a prioridade é a reconstrução da BR 364, em condições de dar melhor trafegabilidade e segurança às transportadoras da região, responsáveis pelo abastecimento de dez municípios. “Os nossos rios agora são as estradas. O maior desafio é a BR 364, pois nós precisamos dessa rodovia com qualidade para diminuir preços e garantir abastecimento”, comentou Cameli.

Uma das propostas apresentadas que deverá ser implementada a curto prazo é a ampliação do programa de compras governamentais com inclusão das demandas de fretes do governo, permitindo contratações diretas, fomentando o segmento. Outro recurso nas áreas tributárias é o incentivo fiscal e a revisão da tributação estadual sobre IPVA, ICMS e IPTU como benefícios para empresas com frotas estabelecidas e domiciliadas no Acre.

Com relação ao fortalecimento da Rota Quadrante Rondon, os empresários solicitaram a inserção do setor na discussão de logísticas para países importadores e exportadores. “Nós fizemos o dever de casa, temos as associações, estamos formalizando uma cooperativa, vamos instituir uma federação, estamos otimistas para modernizar a frota, qualificar motoristas. Precisamos do apoio do governo”, concluiu Nazaré.

The post Governo do Acre alinha plano de ação com pautas prioritárias para fortalecer o setor de logística e transportes appeared first on Noticias do Acre.