Globo “empresta” jornalista policial para dar consultoria para “Dona de Mim”

A Globo emprestou um importante jornalista especializado na área de polícia e segurança pública para dar consultoria a Rosane Svartman: Leslie Leitão é um dos consultores de “Dona de Mim”, próxima novela das sete da Globo. A história contará com um núcleo de policiais e já nos primeiros capítulos haverá um confronto entre policiais e bandidos na comunidade que servirá de cenário para a novela.

Leitão, que produz reportagens para telejornais como o “Jornal Nacional”, foi convidado a colaborar na criação de algumas sequências para garantir a autenticidade e a qualidade da trama. Ele auxilia a equipe de roteiristas, diretores e produtores em aspectos técnicos, culturais ou históricos que envolvem os personagens, os cenários e os enredos.

O jornalista oferece dados sobre costumes, vestimentas, linguagem e orienta a equipe para que os diálogos e ações sejam realistas e evite estereótipos.  Tudo isso para garantir que as informações apresentadas estejam corretas e atualizadas e minimizar erros que poderiam comprometer a credibilidade da história ou gerar polêmicas desnecessárias.

O profissional chegou à Globo em 2017 para reforçar o Núcleo de Investigação da emissora no Rio. Leslie foi da revista “Veja” e dos jornais “Extra” e de “O Dia”. O Núcleo de Investigação foi criado formalmente há cerca de 11 anos, depois de funcionar por muito tempo de maneira informal, desde a morte de Tim Lopes, quando cada repórter contribuía com suas fontes para determinadas pautas.

Leslie Leitão ganhou o “Prêmio Esso de Jornalismo” em 2010 e foi um dos autores da reportagem “As viagens de Cabral com o helicóptero oficial”, que levou a abertura de investigação e a mudanças de hábitos na rotina do governador, que se comprometeu a não mais usar o equipamento em viagens pessoais. O episódio contribuiu para a derrocada do político.

Ele ainda foi um dos autores do livro “Indefensável – o Goleiro Bruno e A História da Morte de Eliza Samudio” sobre o caso Bruno, escrito por ele em parceria com os também jornalistas Paulo Carvalho e Paula Sarapu, e produtor de “Marielle, O Documentário”.