Filtros do Instagram acabam amanhã: saiba como salvar seus efeitos

Os filtros do Instagram criados por usuários serão removidos definitivamente da rede social nesta terça-feira (14). A Meta anunciou a medida em agosto de 2024 como parte de uma reestruturação financeira, direcionando recursos para outras áreas que atendam às demandas dos usuários. Na prática, o fim dos efeitos de realidade aumentada (RA) afeta principalmente os criadores de conteúdo que monetizam suas criações. A seguir, veja o que vai acontecer com suas fotos e vídeos e saiba como salvar seus efeitos.

O que vai acontecer com minhas fotos e vídeos?

Segundo a Meta, as fotos e vídeos publicados na plataforma com filtros de terceiros antes de 14 de janeiro permanecerão disponíveis normalmente para visualização no feed, nos Reels e nos Stories. Assim, a remoção dos filtros não afetará os conteúdos já postados.

Como salvar filtros do Instagram?

Até o dia 14 de janeiro, os criadores de efeitos podem baixar seus filtros por meio da Meta Spark Hub ou pela Central de Contas. Após esse período, o procedimento poderá ser feito apenas a partir da Central de Contas. Confira abaixo como salvar os seus filtros do Instagram.

Acesse o site “spark.meta.com/sparkhub” (sem aspas) e faça login com suas credenciais;

Clique em “Efeitos”;

Selecione o efeito que deseja baixar;

Vá em “Arquivos” e clique para iniciar o download

Como baixar filtros do Instagram pela Central de Contas

Acesse a Central de Contas e vá até “Suas informações e permissões”;

Clique em “Baixar suas informações”;

Selecione “Baixar ou transferir suas informações” ou “Solicitar um download”;

Escolha a conta do Instagram ou Facebook que criou o efeito;

Acesse “Tipos específicos de informação”;

Selecione “Meta Spark” e defina o formato do download.

Reações ao fim dos filtros do Instagram

A notícia sobre o fim dos filtros do Instagram repercutiu nas redes sociais e gerou diversas reações entre os usuários. Confira algumas delas.

No X (antigo Twitter), uma usuária lamentou o fim dos filtros e demonstrou decepção com os rumos da rede social.