quinta-feira, 23 janeiro, 2025
28.3 C
Rio Branco

Estado colabora com estudo econômico que vai avaliar perspectivas e desafios de empresários e consumidores para 2025

O governo do Acre, por meio das secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Planejamento (Seplan), vai participar de um estudo econômico promovido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, para avaliar as perspectivas e os desafios de empresários e consumidores para o ano de 2025. O trabalho será entregue na primeira quinzena de fevereiro.

Reunião técnica reuniu gestores públicos e instituições financeiras que apresentaram perspectivas de investimentos. Foto: Assessoria Fieac

Uma reunião técnica foi realizada na tarde desta quarta-feira, 22, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, quando gestores públicos, representantes de instituições financeiras e do Município apresentaram um resumo prévio de investimentos previstos para serem injetados na economia acreana em 2025.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou a qualificação dos integrantes do debate com capacidade de nortear rumos ao desenvolvimento, criando um ambiente de contribuição à economia. “Temos certeza de que o produto gerado por esse estudo vai ser de grande valia para os vários setores responsáveis pela geração de riquezas acreanas”, acrescentou.

Ainda de acordo Mesquita, esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Fórum há um ano e meio. Este ano, um termo de cooperação técnica vai desenvolver um estudo específico da Rota Quadrante Rondon, que deverá fortalecer o trabalho de viabilidade do corredor de exportação e importação, com foco nas relações comerciais com Peru e Bolívia.

Encontro reuniu gestores públicos do Estado e do Município e representantes de instituições financeiras. Foto: Jairo Carioca/Seict

A titular em exercício do Planejamento, Kelly Lacerda, destacou o esforço feito pelo governo do Acre em 2024, para garantir recursos de contrapartida para 39 obras em fase de execução, consideradas prioritárias, com a previsão de investimentos em torno de R$ 180 milhões.

O presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, Assuero Veronez, disse que o olhar com viés econômico é papel da instituição como guardiã do segmento econômico. “Estamos vendo como atuar no sentido de nos antecipar aos problemas que podem vir este ano, ouvindo cada segmento e colocando a larga experiência de economistas e gestores públicos”, disse.

O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, defendeu o nivelamento com as novas prefeituras, com a implantação de fóruns municipais. “Tudo isso é preciso ser traduzido para a sociedade, preparando o setor produtivo, para os investimentos previstos pelo poder público”, avaliou.

Mais de 400 questionários estão sendo aplicados no setor empresarial. O trabalho é coordenado pelos economistas Rubicleis Gomes e Carlos Estevão, por meio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino e Pesquisa e Extensão, instituição ligada à Universidade Federal do Acre.

The post Estado colabora com estudo econômico que vai avaliar perspectivas e desafios de empresários e consumidores para 2025 appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Bolsonaro fala em Michelle candidata em 2026 e plano de assumir Casa Civil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu a possibilidade de...

Última nota mil do AC no Enem saiu da PM e se tornou médico: ‘No aguardo para passar o cinturão’

O ano era 2018 e o então estudante Marcos Paulo...

Velloso destina mais de R$ 600 mil para saúde e produção rural em Marechal Thaumaturgo

O município de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre,...

Estudantes da rede estadual representarão o Acre no Parlamento Juvenil do Mercosul 2025

Estudantes de escolas estaduais do Acre foram selecionados para...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo