O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e o governador Gladson Cameli, abriram nesta quarta-feira, 29, no Teatro dós Nauas, em Cruzeiro do Sul, o curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento – INC, da Força Nacional, que é realizado no município. O investimento do governo federal é de 1,8 milhão no treinamento.
Participam do INC, mais de 120 Policiais Militares, Civis e Bombeiros do Acre,Distrito Federal, Goiânia e Tocantins. Com os instrutores, o total é de 160 homens. O treinamento que habilita o profissional a integrar o efetivo da Força Nacional tem duração de um mês e as instruções já tiveram início nas instalações do IFAC e outros pontos.
Além dos militares, o evento contou com a presença do prefeito do município sede do curso, Zequinha Lima, dos demais da região e outras autoridades. O governador Gladson agradeceu ao presidente Lula pelo investimento.
“E aqui que somos um estado de fronteira, onde a segurança pública é uma das prioridades, tanto do governo federal, quanto do governo do estado, a gente tem essa parceria de integrar as forças, de prepararmos esses guerreiros que que lutam no dia a dia para nos proteger. E agradeço mais uma vez, ao presidente Lula, através do Ministério da Justiça, por essas parcerias, por estarmos ajudando, não somente aqui num evento como esse de treinamento às nossas forças, mas também com uma aquisição de equipamentos, veículos, por exemplo, munições, para caso necessite, para que nossas polícias possam cada vez mais estar reequipadas, reestruturadas e, ao mesmo tempo, trabalhando em. Principalmente para proteger aquele bem precioso que é o Brasil e as nossas fronteiras”, pontuou o governador.
O treinamento, de acordo com o secretário de Segurança do Acre, coronel Américo Gaia, conta que as aulas são sobre direitos humanos, técnicas de abordagem policial e veicular, controle de distúrbios civis, patrulhamento, manejo de armamentos e equipamentos
“É uma instrução que acontece desde 2004 e o objetivo é o nivelamento do conhecimento das forças de segurança de todos os estados, principalmente aqui do Acre. Ela congrega todo o sistema de segurança pública num treinamento único, com um mês aproximadamente de instrução e de alto nível com grandes instrutores que vêm de vários estados brasileiros para poder compartilhar o conhecimento com as nossas policiais, os nossos profissionais de segurança pública aqui no nosso estado. As instruções acontecem em vários ambientes, vários treinamentos, inclui tiro, abordagem, patrulha, direitos humanos. Tem uma estrutura curricular muito boa. Ele atende de forma bem linear todos os servidores da segurança pública. A resposta vai ser dada por prestação de um melhor serviço para a sociedade acriana. Então, ter as pessoas capacitadas com o conhecimento, atualizando os seus conhecimentos, é serviço bom para a sociedade acriana”, enfatizou.
A capacitação é ministrada tendo como base o Decreto 12.341, de 23 de dezembro de 2024, que disciplina o uso da força e dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos profissionais de segurança pública. “ A força nacional de segurança pública tem se mostrado fundamental atuando em várias vertentes seja na segurança pública das grandes cidades mas também protegendo terras indígenas Protegendo o nosso bioma atuando nas grandes catástrofes e ela tem sido fundamental em atuação em atuações muito importantes e tanto segurança também nas faixas de fronteira do país daí a importância daí estarmos aqui e daí esse olhar aqui para essa região importante no Brasil”, concluiu o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.
Os profissionais da segurança pública terão ainda o curso de Atendimento pré hospitalar tático, para que tenham capacidade para prestar um primeiro atendimento para um colega ou pessoa não militar, em caso de necessidade.
Durante a aula inaugural houve a assinatura de um acordo de cooperação entre o governo do Acre com o Ministério da Justiça para a adesão do Estado ao Escuta SUSPE, de atendimento aos profissionais de segurança pública, principalmente no viés psicológico.