A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, reúne, no auditório da Biblioteca Pública, representantes dos 21 núcleos do interior para debater questões pedagógicas e administrativas ligadas ao ensino dentro da 1ª Jornada Formativa de 2025. O encontro com os representantes acontece até a próxima sexta-feira, 17.
Participaram da abertura do evento o secretário de Educação, Aberson Carvalho; o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores; a diretora de Ensino, Gleice Souza; a diretora administrativa e de finanças, Ana Paula Monteiro; o diretor de Infraestrutura, Abraão Paes Leme; o diretor de Gestão Operacional, Juscélio Trindade, além da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Elizete Machado.
Dentre os vários assuntos que serão debatidos no encontro está a avaliação do ano letivo de 2024, a apresentação e orientação pedagógica para o ano letivo de 2025, as formações continuadas conforme cada etapa de ensino, além das estratégias de ensino-aprendizagem.
Para o secretário Aberson Carvalho, a partir da jornada se espera um alinhamento de toda a equipe, buscando garantir um ano letivo planejado. “Isso para que possamos avançar ainda mais na qualidade da educação, o que é uma orientação do governador Gladson Cameli, e entendemos que esse é o nosso papel”, destacou.
O secretário destacou que o Acre já iniciou a implantação do novíssimo ensino médio e que os ajustes já serão aplicados a partir deste ano de 2025. “Então, essa capacitação vem justamente fortalecer as ações que temos junto aos nossos municípios para que, assim, possamos ter o mesmo perfil e as mesmas diretrizes educacionais”, afirmou.
O coordenador do núcleo do município de Marechal Thaumaturgo, professor Assis Bezerra, falou sobre a importância de participar da jornada formativa. “A partir desse encontro a gente pode fazer o alinhamento daquilo que será executado ao longo desse ano letivo. Esse alinhamento é feito junto com a Secretaria de Educação e, por ser um município de difícil acesso, a gente vem trazer também os nossos anseios”, disse.
O professor Donizete de Melo, coordenador do núcleo do município de Acrelândia também destacou a importância do evento. “Precisamos estar integrados à Secretaria de Educação para que possamos fazer e prestar um serviço de melhor qualidade, e aqui são debatidas questões estratégicas para se fazer um bom trabalho”, frisou.