CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO MANTÉM-SE POSITIVA

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio – ICEC, divulgado recentemente pela Confederação Nacional do Comércio – CNC, “teve avanços em 2024, com maior confiança nas medidas do Banco Central e maior dinamismo do mercado interno. Apesar da queda do comércio de bens duráveis, os empresários do segmento mostram maior confiança de que o Brasil pode superar o momento desafiador”, de acordo com análise do Economista-Chefe da Instituição.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio indica as tendências das ações do setor em determinado momento. Os índices considerados variam entre 0 e 200 pontos, sendo 100  pontos o nível base de satisfação.

Em todo o País, em dezembro de 2024, houve um aumento do grau de confiança do empresário em 0,2 ponto, indicando tendência de recuperação nos próximos meses, notadamente nos negócios que envolvem produtos duráveis, sendo esse segmento o que registrou maior alta, atingindo 1,2 ponto.

Os produtos semiduráveis, no entanto, reduziram o grau de confiança do empresário do segmento em 0,3 ponto, enquanto o segmento de não duráveis indicou queda de 0,5 ponto, sugerindo cautela para os próximos períodos, mas mantendo confiança nos negócios futuros.

No estado do Acre, o grau de confiança do empresário do comércio quanto ao próprio setor, à situação econômica comparada com períodos anteriores e às perspectivas futuras de curto prazo também indicou um aumento, atingindo 113,3 pontos, maior que o observado em novembro, com alta de 2,2 pontos. Destaca-se o segmento de itens semiduráveis, cujo indicador elevou-se em 8,5 pontos, atingindo 127,7 pontos em comparação com o mês de novembro, quando o indicador para o setor foi de 119,2 pontos.

Em todo o estado, o setor de duráveis foi o que menos apontou para crescimento na confiança, atingindo 112,8 pontos, abaixo do observado no mês anterior, quando registrou 117,5 pontos, essencialmente condicionado aos períodos natalinos e à Black Friday. Segundo o assessor da presidência da Fecomércio Acre, Egídio Garó, “no geral, todo o estado apresenta indicadores superiores a 100 pontos, o que demonstra que a atividade comercial vem se mantendo estável ao longo dos períodos, devendo continuar apresentando bons resultados nos próximos meses, embora com cautela quanto aos rumos da economia”, concluiu Garó.

The post CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO MANTÉM-SE POSITIVA first appeared on Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre.