Comunidade Vila Verde receberá água encanada após décadas de espera

A comunidade Vila Verde, localizada no quilômetro 58, da Estrada Transacreana, celebrará em breve a realização de um sonho de mais de 50 anos, que é o acesso à água tratada e encanada. O projeto de distribuição de água, conduzido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e com o apoio do senador Alan Rick, deve beneficiar cerca de 150 famílias, totalizando aproximadamente 3 mil pessoas.

Alysson: “A Prefeitura de Rio Branco já traz vários benefícios para os produtores rurais, e agora, em especial, com o tratamento da água” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito em exercício, Alysson Bestene, esteve na comunidade, acompanhado do diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, e de lideranças locais para apresentar o projeto e vistoriar a área onde será construída a estação de captação e tratamento de água.

“É importante ressaltar que a Prefeitura de Rio Branco já traz ao longo da Transacreana vários benefícios para os produtores rurais, desde a manutenção de ramal, também com insumos para a mecanização da terra, para a escoação desses produtos, mas em especial também traz benefícios com o serviço da prefeitura, desde a saúde, educação, e agora, em especial, com o tratamento da água”, explicou Alysson Bestene.

Enoque: “Todo mundo vai ter água nas suas torneiras, a partir desse ano” (Foto: Val Fernandes/Secom)

A estação de tratamento será responsável por captar água de fontes locais e realizar o processo de cloração para torná-la própria para consumo. A capacidade inicial do sistema será de 200 mil litros de água por dia, com potencial de expansão para atender o crescimento populacional da região nos próximos 10 anos.

“Uma área que vai desinfectar essa água que a gente vai pegar, é só clorar ela. Graças a Deus que o custo é menor e a gente vai pegar e clorar. Vamos botar no elevado e distribuir para toda a comunidade. Então assim, todo mundo vai ter água nas suas torneiras, a partir desse ano, se Deus quiser, vai ser já resolvido. A gente tem pressa para resolver, assim como também tem como resolver no 14”, informou Enoque Pereira.

Dariveldo: “A gente já vinha lutando há anos para que esse projeto saísse do papel” (Foto: Val Fernandes/Secom)

O recurso de um milhão e quinhentos mil para a execução do projeto foi garantido por meio de emenda parlamentar do senador Alan Rick. Dariveldo Lacerda, líder comunitário da Vila Verde, ressaltou a longa luta da comunidade pela implementação do projeto.

“A gente já vinha brigando há anos lutando para que esse projeto saísse do papel e com a gestão do prefeito Tião Bocalom a gente já conseguiu tirar isso do papel e já estamos em fase já de execução.”

“A mais de 20 anos eles têm esse desejo e graças a Deus está chegando esse tão sonhado projeto para a comunidade aqui da Vila Verde”, destacou o assessor parlamentar Marcelo Mendes.