segunda-feira, 20 janeiro, 2025
24.3 C
Rio Branco

Com programas de inclusão social, governo do Acre muda a história de socioeducandos do ISE

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) é um importante órgão no processo de ressocialização de jovens em conflito com a lei no estado. Seu trabalho não se limita à punição, mas busca principalmente a mudança de trajetória, oferecendo aos adolescentes internados mais oportunidades, educação e acompanhamento, para que possam se reintegrar plenamente à sociedade. Com isso, a instituição tem apresentado avanços significativos nos últimos anos, tanto na redução de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas quanto na oferta de programas educativos.

O número de adolescentes sob a responsabilidade do ISE diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Atualmente, a instituição acompanha 111 jovens, sendo 6 do sexo feminino e 105 do sexo masculino, o que representa uma queda drástica em relação aos mais de 700 jovens em internação na época anterior à atual gestão. Os resultados atuais são fruto do trabalho de equipes multidisciplinares e de políticas públicas voltadas para a reintegração social e para a qualificação do atendimento, com foco na educação e no desenvolvimento integral dos adolescentes.

De acordo com dados recentes da instituição, o número de adolescentes que ingressaram no sistema socioeducativo em 2023 foi de 183, enquanto em 2024 esse número caiu para 115, o que significa uma redução de 37,2%. O cenário positivo é consequência direta de um esforço coletivo que envolve não apenas o governo do Acre, mas também instituições como o Ministério Público do Estado  (MPAC), o Tribunal de Justiça (TJAC) e diversas outras entidades parceiras.

Ministério Público do Estado, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e Tribunal de Justiça são parceiros do ISE. Foto: Julia Beatriz Couto/ISE

Investimentos e estruturação

O fortalecimento do ISE também passa por investimentos substanciais em infraestrutura e recursos humanos. Em 2024, o governo do Estado destinou R$ 13,5 milhões para a instituição, montante que foi utilizado para melhorias nas unidades de internação, aquisição de equipamentos e realização de um concurso público inédito para a contratação de novos servidores. Desde 2021, foram convocados 347 servidores, incluindo agentes socioeducativos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos administrativos, todos com objetivo de melhorar o atendimento e a recuperação dos jovens.

Em março de 2023, o governo do Estado formou 292 agentes do Instituto Socioeducativo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

No início de 2025, o governo do Acre também investiu R$ 2,4 milhões em recursos próprios para a compra de 10 novas caminhonetes e 50 detectores de metal individuais, reforçando a segurança e as condições de trabalho nas unidades.

Na primeira segunda-feira de 2025, o governo do Acre entregou 10 novas caminhonetes e 50 detectores de metal individuais para a instituição. Foto: Felipe Freire/Secom

O presidente do ISE, Mário César Freitas, ressalta a importância dessa estruturação para a consolidação do modelo de ressocialização, destacando a integração dos diversos órgãos da Justiça e da gestão estadual como fatores fundamentais para os avanços conquistados. “O apoio do governo Gladson Cameli tem sido essencial para a implementação de políticas públicas que promovem não só a punição, mas a reintegração social dos adolescentes”, afirma.

“O ISE é uma escola de cidadania. Queremos abrir os horizontes dos jovens, apresentando novas perspectivas de vida, para que sejam inseridos na sociedade”, afirma presidente. Foto: Samuel Moura/Secom

Projetos para a transformação

O sucesso do ISE também é reflexo dos projetos de reintegração social implementados nas unidades de internação. Diversos projetos abrangem as áreas de educação, cultura e qualificação profissional. Entre os mais destacados estão o Plantando Sonhos, que oferece cursos de manejo de hortas e empreendedorismo, assim como o Som da Liberdade, que proporciona aos adolescentes a oportunidade de participar de aulas de iniciação musical, estimulando a criatividade e o desenvolvimento cultural.

Na horta, são cultivadas verduras, frutas e hortaliças, como coentro, pepino, couve, alface, pimenta, mamão e limão. Foto: Marcos Santos/Secom

Além disso, a ação Informatizando as Medidas Socioeducativas tem levado tecnologia para todas as unidades, com a instalação de laboratórios de informática, preparando os jovens para o mercado de trabalho. Outros projetos, como o Esporte é Vida e o Construindo um Futuro Saudável, que oferecem tratamentos de saúde com base em medicinas alternativas, também têm sido fundamentais para o bem-estar e desenvolvimento dos internos.

Com projeto Som da Liberdade, música é usada como instrumento de ressocialização. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Os adolescentes atendidos pelo ISE também recebem capacitação em diversas áreas, por meio de cursos oferecidos nas unidades. O Espaço da Beleza, por exemplo, propicia formação profissional para os internos que, ao saírem do sistema, podem iniciar pequenos negócios, como barbearia. O projeto Portas Abertas contribui diretamente para a geração de renda e a reintegração social dos egressos.

Com espaços adequados, jovens aprendem diversas formações. Foto: Cleiton Lopes/Secom

Outra medida importante para o pleno funcionamento das unidades foi a criação da Central Reguladora de Vagas (CRV) em 2023, que opera para evitar a superlotação nas unidades do ISE. A centralização da gestão de vagas permite maior controle e eficiência, além de possibilitar que os adolescentes recebam a devida atenção individualizada, fundamental para a reintegração social. A ação também contribui para a melhor distribuição dos jovens nas unidades de internação e semiliberdade, otimizando os recursos e garantindo que cada adolescente tenha acesso a um atendimento adequado.

O papel das parcerias

A integração com outras instituições tem sido uma estratégia essencial para o sucesso do ISE. Parcerias com secretarias estaduais, municipais e demais instituições de ensino, como o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), entre outras, têm proporcionado aos adolescentes acesso a diferentes saberes, como cursos técnicos, práticas culturais e até tratamentos de saúde.

Essa articulação entre diferentes esferas de governo e sociedade civil é um exemplo de como a ressocialização pode ser mais eficaz quando se conta com o apoio de várias frentes. O trabalho conjunto é imprescindível para que os jovens tenham acesso a oportunidades que garantam uma real reintegração à sociedade.

Vislumbrando o futuro

Para o ano de 2025, a previsão é de que o ISE continue a investir na qualificação dos seus servidores e na ampliação das ações de capacitação, sempre com foco na prevenção da reincidência e na promoção de uma verdadeira transformação social. Para Mário César Freitas, a redução da criminalidade juvenil no estado é um reflexo do trabalho eficaz do ISE e da articulação entre os diversos atores sociais: “O resultado de hoje é fruto de muito esforço e dedicação, mas ainda há muito a ser feito para garantir que esses jovens possam escrever um novo futuro”.

The post Com programas de inclusão social, governo do Acre muda a história de socioeducandos do ISE appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Vice-governadora Mailza Assis participa de tradição centenária em Xapuri em homenagem a São Sebastião

A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de...

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

  Por Gontran Neto PORTAL DA AVENIDA Quem ainda lembra que o...

Léo Batista morre aos 92 anos no Rio de Janeiro

Foto/DivulgaçãoMorreu neste domingo 19, aos 92 anos, o apresentador...

Morre o jornalista esportivo Léo Batista, “a voz marcante”, aos 92 anos

Morreu, neste domingo (19), o jornalista e locutor esportivo...

Ações de governo garantem elucidação de casos de feminicídio no estado

Entrava em vigor, há quase 10 anos, a lei...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo