Acre está entre os dez estados com maior percentual de mulheres em cargos de liderança, aponta levantamento

Um levantamento feito por um comitê gestor formado pelos institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas, com dados coletados entre dezembro de 2023 e março de 2024, coloca o Acre em nono lugar no ranking de mulheres em cargos de liderança. O ranking com a porcentagem de cada estado foi divulgado na página oficial do Centro de Liderança Pública (CLP) nesta quinta-feira, 2.

Foram contabilizadas secretarias, procuradorias, controladorias e casas militares – órgãos que na maioria dos territórios analisados constam como respondentes diretos do chefe do Executivo.

Mapa mostra cada estado com a porcentagem de mulheres ocupando espaços de liderança. Foto: Reprodução

Os dados apontam que as mulheres à frente desses órgãos são altamente qualificadas e possuem sólida experiência profissional no setor público, com maior presença nas pastas do setor social.

O estado com maior participação feminina na gestão é Alagoas, com 54%. Nesta lista, o Acre configurou o nono lugar, com 27% de mulheres nesses setores. Quando analisada apenas a região Norte, o Acre fica atrás apenas do Amapá, que tem 41% de gestoras.

No entanto, o último levantamento feito pela Secretaria de Administração do Estado (Sead) mostra que das 49 secretarias e autarquias em todo o estado, 17 são comandadas por mulheres, ocupando 33,33% da gestão estadual.

A diferença se dá devido à metodologia da pesquisa, que excluiu alguns órgãos da contagem, como ouvidorias, defensorias, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e guardas. O fato de dar destaque ao público feminino também tem como pilar fortalecer a representatividade de um estado com população formada por 50% de mulheres. Dos 830.018 habitantes do Acre, 414.686 são do sexo feminino.

Governador tem dado espaço para que mulheres sejam reconhecidas em suas áreas. Foto: Reprodução

Essa expressão também reflete no número de servidores públicos. Dos 37.600 servidores ativos no Estado, 21.370 são mulheres, ou seja, 56,84%. Os outros 16.230 são homens.

Nesse quesito, o governador Gladson Cameli tem marcado seu nome na história ao retomar a Secretaria Estadual da Mulher, colocar à frente da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas a primeira mulher a assumir o cargo e também ser o primeiro chefe de Estado a empossar uma mulher para o Comando-Geral da Polícia Militar.

O governador destaca que o espaço ocupado pelas mulheres não se trata apenas de uma política de igualdade de gênero, mas de reconhecimento a profissionais que têm uma trajetória marcada pela capacidade de liderar e se destacar nas áreas que atuam.

“Essas líderes não assumem um cargo dessa magnitude apenas por serem mulheres, mas porque são reconhecidas por sua dedicação e trabalho e merecem o reconhecimento. E o que sempre digo é que qualquer um, cumprindo seu papel e dando o seu melhor, pode alcançar qualquer cargo neste estado”, destacou.

Sobre o ranking que dá um destaque positivo ao Acre, Cameli enfatiza que isso reflete a mensagem que seu governo pretende passar à população. “Sou um democrata. Quando vejo esses números, esses índices, me faz crer que a população vai se sentir motivada, as mulheres vão poder ver e acreditar que não há limite para os cargos que estejam aptas a ocupar”.

The post Acre está entre os dez estados com maior percentual de mulheres em cargos de liderança, aponta levantamento appeared first on Noticias do Acre.