Nesta manhã nublada de quinta-feira (12), um visitante do Horto Florestal de Rio Branco registrou seu próprio encontro com uma paca, da espécie Cuniculus paca. Em imagens feitas pelo visitante, ele se surpreende com o tamanho do animal, que pode chegar a pesar 15 kg e medir quase 1 metro de comprimento.
“Nós estamos no meio da floresta, no Acre. Olha o tamanho da paca, 7 horas da manhã, aqui no Horto Florestal. Acho que estava tomando banho”, disse aos risos, enquanto o animal corria para dentro da mata.
O Horto Florestal de Rio Branco possui 17 hectares, com áreas de mata nativa, próximas ao igarapé São Francisco, fazendo com que encontros com a fauna amazônica não sejam incomuns. O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, comemora o registro e reforça a importância de espaços como o Horto Florestal para a conservação da fauna e da flora amazônica.
“A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Semeia, vem fazendo um sério trabalho no Horto. Cuidamos para que as pessoas tenham um espaço de lazer e contato com a natureza de qualidade, mantendo a limpeza e preservação do meio ambiente. A experiência desses encontros, mostra que estamos no caminho certo”.
As pacas são grandes roedores, perdendo somente para a capivara em tamanho. Costumam agir durante a noite, sempre muito ariscas e alertas. São excelentes nadadoras e sua alimentação está baseada em frutas, folhas, raízes e sementes.
Apesar da alegria dos encontros, o secretário faz uma importante consideração: ao encontrar animais silvestres no Horto Florestal ou qualquer outro parque ambiental, não se aproxime e nem tente tocá-los.
“Eles não são como nossos animais em casa, precisamos ter cuidado e respeitar o espaço do animal para evitar transtornos. Se for necessário, procure alguém da nossa equipe”, informou.
O Horto Florestal está de portões abertos desde às 5h até às 20h. Conta com parquinho infantil, trilhas de caminhada, sorveteria e diversos espaços para descanso e lazer.