A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), realizou na tarde dessa segunda-feira (16), uma reunião com todas as secretarias para apresentar um novo Plano de Contingência prevendo um possível cenário de alagação do Rio Acre, a exemplo do que aconteceu nos últimos anos afetando milhares de famílias rio-branquenses.
Segundo o coordenador da Comdec, Coronel Cláudio Falcão, o objetivo desse plano contingencial é demostrar o papel de cada secretaria num provável alagamento do principal manancial do estado, onde todos, sem exceção, terão papel fundamental para socorrer as vítimas da enchente minimizando os impactos sociais, de acolhimento e ajuda humanitária.
“Mais do que nunca, nós já estamos pensando, já estamos agindo, inclusive apresentamos ao prefeito e a todos os secretários de gestores o nosso Plano de Contingência, o plano operacional, onde envolve todos os componentes e secretarias da prefeitura, juntamente com outros parceiros que também são do Estado, de maneira que a gente possa agir. Nós temos feito esse trabalho já durante quatro anos, toda gestão do prefeito, que pegou quatro enchentes significativas, as duas maiores com exceção de 2015. Então nós estamos trabalhando assiduamente. Já temos a experiência necessária, sabemos onde trabalhar, como fazer e é isso que a gente faz agora, dentro do Plano de Contingência apresentado e que será homologado pelo prefeito para que a gente possa apresentar toda a sociedade”, explicou o coordenador.
Falcão alertou ainda, que os últimos extremos climáticos têm afetado não só o Acre, mas todo o Brasil e o resto do mundo e estar preparado para os eventos da natureza, é fundamental para que os prejuízos sejam os menores possíveis.
“Nós estamos em emergências climáticas, através dos números que nós temos, através da situação que o clima vive, envolve todo o planeta. Então diante desse cenário, nós não temos nada favorável por não ter nenhuma enchente. Apesar que, mesmo que se tivéssemos certeza que não haveria enchente, nós nos prepararemos para ela. O que nós estamos fazendo aqui é uma preparação e faz parte das bases da Defesa Civil, preparar todos para um momento de enchente. É muito melhor você estar preparado e não acontecer, do que acontecer e não ter a preparação. Por isso nós não paramos e vamos fazer isso todos os dias”, destacou.
O prefeito da capital Tião Bocalom, lamentou que nos quase quatro anos de seu governo, enfrentou as maiores enchentes já registradas no Acre e o que praticamente parou toda a administração para cuidar das pessoas que mais precisavam naqueles momentos de ajuda humanitária. No entanto lembrou o gestor, que se houver uma nova enchente, toda a sua equipe estará de prontidão para atender e atender bem quem mais precisa.
“A nossa equipe está preparada, o coronel Falcão, junto com a sua equipe, já preparou o Plano de Contingência. Estamos a todo vapor, preparados para enfrentar. Tomara Deus que não venha mais uma enchente, não vindo é bom para a população e é bom para a prefeitura também, e para os bombeiros, o governo do estado e todo mundo, mas se vier a gente está preparado, o mais importante é isso”.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), informou que o nível do Rio Acre, alcança a cota de alerta, quando o manancial apresenta 13 metros e 50 centímetros e de transbordamento 14 metros em sua calha mais profunda. Nos últimos dois dias choveu na capital mais de 60 milímetros.