sexta-feira, 27 dezembro, 2024
24.3 C
Rio Branco

Prefeitura de Rio Branco promove saúde bucal e autoestima na Casa Rosa Mulher

A Prefeitura de Rio Branco segue ampliando a política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, indo além do acompanhamento social, jurídico e psicológico oferecido pela Casa Rosa Mulher, referência nesse tipo de atendimento na capital.

Nesta sexta-feira (6), uma ação intersetorial entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) proporcionou atendimento odontológico gratuito às mulheres assistidas pela unidade. Além disso, atividades voltadas ao bem-estar e à autoestima, como massagens laborais e vacinação, fizeram parte da programação.

Com previsão de atender até 30 pacientes ao longo do dia, sendo 15 em cada turno, a iniciativa busca oferecer cuidados essenciais à saúde bucal das participantes.

A dentista Kassiana Mastub destacou a importância do atendimento, que vai além da prevenção de doenças bucais, ajudando também a restaurar a autoestima das mulheres.

“Essa ação tem impacto direto na saúde física e emocional, especialmente para àquelas que, por questões financeiras, não conseguem acessar tratamentos odontológicos regulares”, afirmou.

Os atendimentos têm revelado uma alta demanda por limpezas dentárias e extrações, inclusive de crianças, que muitas vezes não recebem os cuidados necessários.

“Estamos observando muitos casos de falta de higiene bucal e realizando extrações, até mesmo em crianças, que precisam desse suporte”, explicou a dentista.

Além de tratar problemas de saúde bucal, a ação busca aliviar os impactos emocionais e sociais causados pela falta de acesso a esses serviços, contribuindo para a qualidade de vida das mulheres assistidas pela Casa Rosa Mulher.

Charlene Freitas, dona de casa e assistida pela unidade há quase dois anos, relatou sua satisfação com os serviços recebidos. “Fiz restauração e limpeza nos dentes. O atendimento foi maravilhoso. A equipe é muito educada e gentil, tanto as atendentes quanto as auxiliares”, disse.

Ela também destacou a agilidade no atendimento.

“Foi tudo muito rápido. Mesmo chegando um pouco atrasada, fui atendida sem demora. No posto de saúde perto de casa, às vezes, o atendimento se torna demorado pela quantidade de pessoas. Aqui, foi bem diferente e muito melhor.”

Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso em cuidar das mulheres assistidas pela Casa Rosa Mulher, integrando saúde, acolhimento e promoção da dignidade.





Mais Lidas

Niclas Eliasson, o garçom sueco-brasileiro na Grécia que pode pintar no Grêmio

Um dos primeiros alvos da 'Era Gustavo Quinteros' no...

Lateral-esquerdo Nicolas é mais um reforço do Ceará

De volta à Série A, o Ceará segue bastante...

Zé Rafael recusa o Santos e quer ficar no Palmeiras em 2025

O meia Zé Rafael está disposto a retomar seu...

Acnur escala resposta em meio ao aumento de necessidades humanitárias na Líbia

Agência da ONU apela à comunidade internacional que forneça...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo

Levantamento considera 31 pleitos presidenciais diretos realizados pelo globo; ...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo