A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), realizou, nesta quarta-feira (18), a entrega de kits de uniformes para a Liga Acreana de Capoeira e para a Federação Acreana de Capoeira. Ao todo 20 grupos serão beneficiados com o material. O evento ocorreu no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, no bairro Manoel Julião.
A iniciativa é fruto de uma emenda parlamentar no valor de 700 mil reais, de 2017, do ex-deputado federal Léo de Brito. Com a gestão do prefeito Tião Bocalom, a prefeitura retomou o projeto, que já alcançou quase 50% de execução do convênio firmado entre o município e o Ministério dos Esportes. A ação beneficiará crianças, adolescentes e jovens de Rio Branco, fortalecendo a prática da capoeira e promovendo o desenvolvimento social e cultural.
“Com certeza esses uniformes, esse material, vão chegar lá na ponta da comunidade, onde a gente desenvolve vários trabalhos com atendimento por meio da capoeira. As crianças, os alunos, todos vão ficar felizes porque estarão com uniformes novos, bem animados. Sem dúvida, esse Natal vai ficar muito mais especial”, disse o presidente da Liga Acreana de Capoeira, Mestre Cavaquinho.
“Vai beneficiar muitos alunos carentes que já fazem parte desse meio, no qual a gente dá aula há muito tempo”, destacou o presidente da Federação Acreana de Capoeira, Mestre Urubu.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o esporte e a cultura, promovendo a valorização da capoeira e beneficiando diretamente as comunidades envolvidas. De acordo com o presidente da FGB, Klowsbey Pereira, o trabalho foi realizado com total dedicação para garantir que o prazo da emenda fosse cumprido.
“Como o prefeito Bocalom sempre fala, é preciso valorizar aquilo que é bom para a comunidade. Hoje, a Fundação Garibaldi Brasil está entregando a primeira fase dos equipamentos destinados à Liga Acreana de Capoeira e à Federação Acreana de Capoeira.”