A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizou nesta quinta-feira, 12, no Centro Cultural do Juruá a entrega da Comenda Cultural Lins Sampaio a 6 homenageados que contribuiram para o desenvolvimento da cultura no município.
Os homenageados foram indicações da sociedade e escolhidos por uma comissão de profissionais que selecionaram os 6 homenageados, que são agora comendadores culturais.
Entre os agraciados o cantor e músico Cledson Castanho Soares, o Dico Lobo, foi lembrado postumamente por sua significativa contribuição cultural. Além dele, cinco outras pessoas que têm um papel fundamental na formação da identidade cultural de Cruzeiro do Sul foram agraciadas na categoria sênior: o professor universitário Enock da Silva Pessoa, o padre Herbert Heinrich Matthias Douteil, o comediante e radialista,José Clodomir Alencar da Rocha, o poeta Raimundo Carlos de Lima e o músico Nicolau Abdallah Antun Filho.
O professor universitário Enock Pessoa foi contemplado pela sua contribuição na literatura da Amazônia e enalteceu a alegria de ser homenageado.
” Eu procuro trabalhar todas as questões mais relevantes ligadas à cultura, à questão da economia, da política,das famílias que povoaram essa região a partir de 1890, alguma coisa, 1900 e pouquinho. Eu sou uma pessoa que vem da família muito pobre, embora meus avós fossem bem de vida aqui, mas quando eles morreram, meu pai ficou numa situação deplorável, ele cortava lenha no mato para vender na cidade pra comprar leite pra gente tomar. Eu fico muito honrado com essa homenagem, porque pra mim é um reconhecimento muito importante, que as pessoas que vêm de baixo conseguem um lugar ao sol, eu que saí daqui com 16 anos, como se diz popularmente, sem lenço, sem documento, só com o meu certidão de nascimento, saí daqui pra estudar no sul do país e depois voltei, cinco anos depois para ser professor”, contou ele, que é professor da Universidade Federal do Acre – Ufac.
O músico Nicolau Abdallah Antun Filho também expressou o sentimento de ser homenageado
“É um prazer grande estar sendo homenageado. Quando eu era criança meu pai me deu um violão e a gente desenvolveu no decorrer dos tempos em viagens para lá e para cá eu acabei compondo algumas músicas. E o reconhecimento da população, da cidade, da banca que examinou para que eu pudesse ganhar esse prêmio me faz muito feliz, me deixa muito feliz”, enfatizou o músico.
Para o Secretário Municipal de Cultura Aldemir Maciel, a comenda é de grande importância por de tratar de reconhecimento da sociedade à essas personalidades.
“Essas seis pessoas colaboraram, construíram e ajudaram na formação da identidade cultural de nossa região. 6 pessoas em segmentos culturais diferentes, como música, literatura, patrimônio histórico. Esse momento acontece sempre ao final do ano como uma forma de brindar, de fechar toda uma programação cultural aqui do município. Então hoje é um dia importante, representa parte de nossa história, de pessoas que contribuíram e que vão continuar contribuindo por muito tempo com essa construção histórica e cultural do nosso município”, concluiu o secretário