Em alusão o Dia nacional da Economia Solidária, comemorado no dia 15 de dezembro, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foi um dos homenageados durante Fórum dos empreendedores realizado na manhã desta segunda-feira (16), no auditório do Serviço de Apoio às Micro Pequenas Empresas (Sebrae), na capital.
Para a representante do Fórum da Economia Solidária no Acre, Maria Andrade, felizmente o apoio e as parcerias entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Rio Branco e o Sebrae, têm sido fundamentais, para que cada vez mais empreendedores possam se somar e por que não se descobrir em novos empreendimentos, fortalecendo cada vez mais a economia local que já emprega direta e indiretamente em torno de 1.500 pessoas.
“Estarmos cada vez mais unidos, junto com os empreendimentos de economia solidária, que é uma política pública do Estado e da Prefeitura, e juntos fazermos que os novos empreendimentos que surgem tenham uma fomentação melhor. O Fórum de Economia Solidária é movimento no Estado, o emprego. Direto e indiretamente, principalmente nessa data, na feira natalina”, destacou Maria.
Para o superintendente do Sebrae no Acre, Vandré Prado, o principal papel da instituição é poder estar ao lado dos micros e dos pequenos empreendedores, dando consultorias e facilitando na logística e funcionamento de cada investimento.
“Realmente, a economia solidária para nós aqui do Sebrae é uma linha de apoio, de atuação que a gente tem, que a gente faz com muito carinho, com muita atenção, porque na nossa visão, a economia solidária é o empreendedorismo raiz, por assim dizer. É aquele que traz soluções para os problemas das pessoas, que fundamentalmente o empreendedorismo. Que transforma sonhos em realidade. Nós temos histórias belíssimas por trás dessa economia solidária”, explicou o superintendente.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que foi um dos parceiros homenageados durante o Fórum, falou como a sua gestão tem prestado apoio a esses empreendedores.
“A gente vai continuar apoiando naquilo que for necessário, porque nós entendemos que eles são um exemplo para todos, de que não precisa todo mundo achar que vai ter emprego na prefeitura ou governo do Estado. Não existe vaga para todo mundo. Então, precisa empreender. Então, cada um à sua moda, ao seu jeito. Está procurando empreender, está sobrevivendo, sobrevivendo bem, alguns deles já gerando empregos. É muito importante, a gente vai continuar fazendo isso daí, não tem dúvida nenhuma”, expressou o prefeito.
Além do prefeito, foram homenageados durante o Fórum de Economia Solidária, representantes do Governo do Acre e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Coronel Ezequiel Bino.